UFMA e Conselho Regional de Medicina Veterinária buscam solução para animais abandonados na Cidade Universitária

publicado: 27/06/2024 12h03, última modificação: 27/06/2024 13h20

O número de cães e gatos abandonados na Cidade Universitária Dom Delgado, em São Luís, tem crescido ao longo dos anos. Segundo a gestão superior, que tem realizado um mapeamento desses animais, atualmente, cerca de 200 gatos e 50 cães vivem no câmpus em condições preocupantes de bem-estar e com alto risco de ameaça à saúde pública.

Preocupado com o controle sobre a população animais dentro dos muros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na última terça-feira, 25, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, esteve no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) em busca de soluções que minimizem os impactos negativos que derivam do descontrole populacional.

O médico veterinário e diretor do Biotério Central da UFMA, Rafael Carvalho, aponta a principal preocupação com esses animais: “O professor Fernando tem tido a sensibilidade quanto a estes animais, que são abandonados no câmpus, o que acaba gerando um grande descontrole populacional. Além disso, são animais que acabam não tendo as condições mínimas necessárias para manutenção do bem estar.  Hoje, são animais que estão fora da vigilância do respectivo detentor, que podem ser uma ameaça à saúde pública, principalmente na questão de zoonoses”. Ainda segundo Rafael, as principais zoonoses são a esporotricose, leishmaniose e a leptospirose. O fator preocupante é que a incidência e frequência dessas doenças estão aumentando bruscamente nos últimos anos.

Durante a reunião, o presidente do CRMV e também um dos coordenadores da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Licindo Rodrigues, definiu algumas ações imediatas, como a conclusão do mapeamento de todos os animais errantes do câmpus. testagem destes animais para Leishmaniose; avaliação clínica dos animais em parceria com os médicos veterinários do Biotério Central e planejamento e execução de ações efetivas de controle populacional destes animais, por meio da castração, que será coordenada pelo diretor do Biotério Central e o corpo médico veterinário do setor. Além disso, serão realizados treinamentos com a equipe de vigilância para situações de abandono de animais no câmpus.

Também participaram da reunião: Guilherme Abreu, superintende de Infraestrutura; Danilo Lopes, pró-reitor de Assistência Estudantil; Rafael Carvalho, médico veterinário e diretor do Biotério Central; Poliana Cristina Santos, discente do curso de Educação Física e responsável pelo Grupo de Proteção Animal Protetoras de Animais na UFMA.

Por: Ingrid Trindade