UFMA e Codevasf discutem parceria para projetos de peixamento na Baixada Maranhense

publicado: 17/05/2024 11h01, última modificação: 17/05/2024 11h18

Em uma reunião estratégica realizada nessa quinta-feira, 16, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do curso de Engenharia de Pesca do Câmpus de Pinheiro, apresentou à equipe da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) projetos inovadores sobre peixamento. O objetivo principal da iniciativa é buscar a parceria da Codevasf para colocar em prática essas soluções, impulsionando o desenvolvimento regional.

A reunião contou com a presença do reitor da UFMA, Fernando Carvalho, da Diretora de Inovação da UFMA, Mikele Sant’Anna, professores do curso de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi) e de representantes da Codevasf Maranhão, por meio do superintendente, Clóvis Paz.

Durante a reunião, os docentes de Engenharia de Pesca apresentaram os projetos do curso, destacando seu potencial para gerar impactos positivos na região. Um dos projetos apresentados é o Bagrinho, desenvolvido pela professora Yllana Marinho, que tem por objetivo desenvolver técnicas sustentáveis de reprodução e larvicultura em cativeiro do peixe. O projeto foca no estudo da reprodução induzida, larvicultura e engorda do Bagrinho (Trachelyopterus galeatusuma), uma espécie nativa com grande valor ecológico, econômico e cultural na região da Baixada Maranhense.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destacou o crescimento exponencial da Universidade em todo o Estado do Maranhão. Na ocasião, o reitor reforçou a importância do trabalho de pesquisa desenvolvido pelo corpo docente, que contribui para o avanço do conhecimento e tem um impacto direto e positivo nas comunidades e setores produtivos do estado.

Com base nisso, a Codevasf enfatizou o interesse em apoiar os projetos desenvolvidos pelo corpo docente da Universidade. O superintendente da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz, destacou as ações de infraestrutura desenvolvidas pela empresa no Rio São Francisco e mencionou a possibilidade de trazer iniciativas de desenvolvimento regional para as bacias do Estado do Maranhão, contando com o suporte técnico de professores e pesquisadores da UFMA. “A UFMA é uma grande parceira nossa que vai nos ajudar nessa ação, porque tem um corpo técnico capacitado que pode nos ajudar a fornecer o material necessário para executar a ação de fechamento aqui no Maranhão.”

As negociações estão em andamento para potencializar a parceria, visando implementar soluções inovadoras e gerar impactos positivos na vida da população e no meio ambiente. O coordenador do curso de Engenharia de Pesca do Câmpus Pinheiro, professor Yuri Lopes, explica que uma das possibilidades é utilizar o câmpus da Universidade como uma unidade demonstrativa para os laboratórios de peixamento. “Isso vai possibilitar que a região cresça bastante, vai fazer com que a gente desenvolva uma mão de obra mais qualificada e, aumentando a possibilidade dessa mão de obra qualificada em cada região, que não seja necessário se ter um deslocamento muito grande ou mudar de estado”, frisa.

A iniciativa demonstra o compromisso da UFMA com a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento social. A busca por parcerias com instituições como a Codevasf é fundamental para ampliar o alcance dos projetos e garantir que seus resultados beneficiem diretamente a comunidade e o meio ambiente.

Os próximos passos incluirão a visita dos representantes da Codevasf ao Centro de Ciências de Pinheiro para conhecer a infraestrutura e avaliar as possibilidades de implementar os pontos já discutidos.

Por: Lara Costa

Produção: Sarah Dantas