UFMA e Capitania dos Portos firmam parcerias para disponibilização do cais para atracar o Ciências do Mar II

publicado: 28/04/2021 11h52, última modificação: 28/04/2021 19h38
Reunião UFMA e Marinha.jpg

Na sexta-feira, 23, o reitor Natalino Salgado esteve reunido com o Capitão dos Portos, Alekson Barbosa da Silva Porto, para firmar parceria com a entidade, no sentido de disponibilizar o cais da Capitania dos Portos do Maranhão para atracar o laboratório de ensino flutuante navio de ensino, pesquisa e extensão, o Ciências do Mar II, sob a responsabilidade da UFMA.

A embarcação tem capacidade para dezoito pessoas, entre alunos e professores, além de oito tripulantes, totalizando 26 pessoas. Sob gestão da UFMA, o navio facilita as aulas práticas e a formação dos estudantes de ciências marítimas, permitindo o manuseio e a operação de equipamentos de uso rotineiro em atividades científicas, como coleta, processamento e armazenamento de amostras biológicas e de dados. É a segunda embarcação do Projeto “Laboratório Flutuante” a ser entregue.

O acordo de cooperação, iniciativa do reitor Natalino Salgado e do coordenador de Ciências do Mar, Danilo Lopes, prevê melhorias nos sistemas hidráulico e elétrico do píer da Marinha, instalação de infraestrutura necessária a um sistema de conexão via internet, ligando a Sede da Capitania dos Portos, na Praça Dom Pedro II, ao píer da Marinha, além de revitalizar a infraestrutura do referido píer.

Também prevê disponibilizar o cais da Capitania dos Portos do Maranhão para a atracação do Laboratório de Ensino Flutuante Ciências do Mar II, gerenciado pela UFMA, contendo todo o seu enxoval naval, operacional e de equipamentos, incluir o navio de Pesquisa Ciências do Mar II na rotina de segurança ostensiva já existente no cais da Capitania dos Portos do Maranhão, e autorizar, conforme solicitação da Coordenação de Ciências do Mar (CCMar-UFMA), o acesso de discentes ou pesquisadores ao Cais da Capitania dos Portos do Maranhão para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão no Laboratório de Ensino Flutuante.

“Essa parceria vai trazer muitos benefícios para as instituições que fazem uso do navio. O acordo facilitará e muito a questão dos embarques e desembarques, principalmente, no período noturno, por conta da iluminação, gerando economia para ambas as instituições. Com a parceria, não será necessário demandar apoio a novos portos, além de contribuir para termos suprimentos de energia, que é vital para a manutenção da embarcação. Então, essa união vem a fortalecer as duas instituições para que realizem um excelente serviço para a sociedade e para a formação de Recursos Humanos qualificados na margem equatorial brasileira”, afirmou o professor Danilo Lopes, coordenador de Ciências do Mar.

Estiveram presentes também, pela UFMA, o superintendente de infraestrutura, Wener Santos, o superintendente de tecnologia da informação, Anilton Maia, e o representante institucional da UFMA, Arkley Bandeira.

Por: DCom