Gestão superior e Ageufma fomentam programas de pós-graduação e qualificam comunidade acadêmica

publicado: 13/06/2023 15h30, última modificação: 15/06/2023 01h31
UFMA e Ageufma fomentam programas de pós-graduação e qualificam comunidade acadêmica.

Uma das maiores conquistas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que melhorou efetivamente a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, foi a qualificação profissional dos seus servidores. Durante a gestão do atual reitor, Natalino Salgado, e do pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho, o número de programas de pós-graduação cresceu exponencialmente.

Por muitos anos, o quadro de docentes com doutorado era limitado. Os dados de 2007 apontam que apenas 34,6 % do total de professores tinham doutorado. Devido ao número restrito de programas de pós-graduação, os servidores precisavam deixar o estado em busca de qualificação.

No início das atividades, foram realizados esforços para buscar estratégias para facilitar a capacitação dos funcionários dentro da própria instituição. Por meio de programas interinstitucionais, parcerias foram firmadas com programas consolidados de diversas partes do Brasil. Como resultado dessas iniciativas, entre 2007 e 2021, 202 servidores da UFMA, entre docentes e técnicos administrativos, tiveram acesso a três cursos de Mestrado (MINTER) e onze cursos de doutorado (DINTER).

“Essas ações, aliadas ao esforço dos pesquisadores, resultaram em uma duplicação do número de doutores na instituição e em um crescimento fenomenal dos programas de pós-graduação ofertados pela UFMA. Essa expansão contribuiu não apenas para o fortalecimento da pesquisa e da produção acadêmica na Universidade, mas também para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Maranhão”, afirmou o reitor Natalino Salgado.

O reitor ainda falou do incentivo à liberação dos docentes para cursar pós-graduação fora do estado. “Durante a nossa gestão, foram contratados muitos docentes com doutorado. Sempre incentivamos a liberação desses docentes e técnicos para prestar seus mestrados e doutorados. Com muito empenho e dedicação, conseguimos chegar  a esses números que hoje apresentamos. Estes programas permitiram um planejamento mais assertivo e direcionado, resultando em um aumento notável no número de mestres e doutores e contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico da região”, explicou.

PARCERIAS - A abertura para programas de pós-graduação também envolveu a participação de docentes de outras instituições do estado, trazendo melhorias significativas para os indicadores educacionais da região. Paralelamente, durante esse mesmo período, a CAPES, importante agência de fomento à pesquisa no Brasil, apoiou estratégias como o Programa de Formação Doutoral Docente – PRODOUTORAL (2008) e o Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes – PLANFOR (2009). Essas iniciativas identificaram as áreas prioritárias que necessitavam de aumento no número de doutores e estabeleceram um planejamento institucional de capacitação ao longo de cinco anos, focando em áreas consideradas estratégicas para a UFMA.

O professor e pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho, lembrou o empenho dos setores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação no planejamento institucional e na participação dos programas nacionais de apoio à formação de doutores, como o PLANFOR e PRODOUTORAL. Citou, ainda, a importância da qualificação profissional dos docentes e técnicos da Universidade: “A obtenção de títulos acadêmicos, como mestrado e doutorado, é um processo que contribui para o aprimoramento do conhecimento. A Universidade atinge outro patamar quando oferta programas de pós-graduação de qualidade, tanto para a comunidade quanto para seus servidores. Trabalhar para que esses incentivos ocorram é muito satisfatório. A parceria entre a UFMA e a CAPES evidencia a importância do investimento em educação e pesquisa para o progresso das instituições de ensino superior, fortalecendo os cursos de graduação e possibilitando a abertura de mais programas de pós-graduação, inclusive no interior do Estado do Maranhão”, destacou.

Graças a essas ações conjuntas e ao comprometimento dos pesquisadores, a UFMA conseguiu atingir 78% no número de doutores em seu corpo docente, cerca de 1.371. Além disso, houve um aumento fenomenal na oferta de programas de pós-graduação pela Universidade. Os resultados expressivos refletem o empenho e a visão estratégica em fortalecer a capacitação profissional na instituição, proporcionando aos servidores mais oportunidades de desenvolvimento acadêmico, contribuindo para a excelência do ensino e da pesquisa na UFMA.