UFMA, DTED, UNASUS-UFMA e Ministério da Saúde celebram parceria na promoção de capacitações na área de Atenção à Pessoa com Deficiência

publicado: 12/04/2021 10h27, última modificação: 12/04/2021 15h10
1 | 3
2 | 3
3 | 3

Em alusão ao Dia Internacional de Conscientização do Autismo, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), por meio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde na Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS-UFMA), se reuniu na sexta, 9, por meio da plataforma Zoom, com o reitor Natalino Salgado, pró-reitores, diretores de centro, professores e com um representante do Ministério da Saúde para celebrar o protagonismo da Universidade na produção e disponibilização de capacitações na área de Atenção à Pessoa com Deficiência, com destaque para o curso “Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo”, que alcançou a marca de mais de três mil inscritos em apenas uma semana.

“Esses cursos democratizam o conhecimento, porque alcançam todos que têm anseio por aprender e se capacitar. Esse modelo de aprendizagem permite que o aluno faça seu curso de acordo com a sua disponibilidade de tempo, de qualquer lugar do país, porque permite o acompanhamento por computador e celular. Trabalhamos arduamente, junto com o Ministério da Saúde, para que o curso pudesse ser lançado no dia 2, quando celebramos o Dia Internacional de Conscientização do Autismo, e, assim, o fizemos”, comemorou a diretora da DTED, Ana Emília Figueiredo de Oliveira.

Devido à importância e referência protagonizadas pela UNA-SUS-UFMA na gestão de oferta de cursos autoinstrucionais, gratuitos e a distância, a Universidade Federal do Maranhão foi escolhida entre as mais de 30 instituições da Rede UNA-SUS em todo o país para produzir e disponibilizar, exclusivamente, capacitações na área de Atenção à Pessoa com Deficiência.

Para o coordenador geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Ângelo Gonçalves, a parceria com a UFMA permite a difusão de informação de qualidade e compartilhamento de pesquisas e práticas na área.

“Poderemos ampliar as ações e serviços, levando informação, aprendizado e trocando experiências com grandes centros de trabalho. Dessa maneira, apostamos em projetos que, além de cumprir com todos os objetivos pactuados, culminam em novas modalidades de ensino-aprendizagem e aumentam os atendimentos já realizados”, previu Gonçalves.

Desde a criação da UNA-SUS-UFMA, o reitor Natalino Salgado, entusiasta do trabalho da instituição, reconhece que a Universidade Aberta do SUS foi o início da democratização, do ensino, da informação e da capacitação no país. “Temos que comemorar a parceria entre a UFMA e o Ministério da Saúde, que, por meio da atenção e especialização, democratizam a informação à comunidade com o intuito de ampliar a capacidade funcional e o desempenho dos indivíduos com deficiência, que atingem qualquer pessoa, e que ainda são muitos negligenciados na sociedade”, pontuou.

Por meio do chat, a diretora de Acessibilidade da UFMA, Maria Nilza Quixaba, ressaltou a importância da reunião. “Esse encontro fortalece parcerias e, principalmente, a discussão e democratização do ensino, da prevenção e do suporte para inclusão e acessibilidade de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo. Discussões dessa magnitude são sempre oportunas”, registrou Quixaba.

Saiba mais

No curso “Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo”, com carga horária de 30h, o profissional/aluno conhecerá o contexto histórico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), as mudanças de concepção acerca dessa condição ao longo do tempo, a sua epidemiologia, diagnósticos diferenciais e comorbidades relacionadas, as classificações atuais adotadas no Brasil e como são articulados os serviços de acompanhamento e atendimento da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo no SUS.

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque