UFMA doa 20 mil itens hospitalares a unidades de saúde municipais de Imperatriz

publicado: 10/05/2021 12h13, última modificação: 11/05/2021 12h23

Na tarde da quinta-feira, 6, a Universidade Federal do Maranhão fez doação de 20 mil itens hospitalares para unidades de saúde gerenciadas pela Prefeitura de Imperatriz. Os itens doados são para ajudar no combate à pandemia da covid-19 no município, e a entrega foi realizada por intermédio do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, e do gestor da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) em Imperatriz, Leonardo Hunaldo. Os equipamentos foram entregues na manhã de sexta, 7.

A UFMA doou para a prefeitura mais de 20 mil itens relacionados aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), assim como 10 mil luvas cirúrgicas esterilizadas, mil máscaras Super Safety N95 (PFF2-AZ), cem protetores faciais, seis mil toucas hospitalares, vinte óculos de proteção, vinte fitas adesivas de demarcação, além de grande quantidade de aventais. A doação será destinada aos hospitais da cidade como Socorrão, Socorrinho, Hospital de Campanha e as unidades básicas de saúde (UBS).

A secretária Municipal de Saúde, Mariana Jales, agradeceu a ajuda da UFMA no momento de pandemia. “As portas da Secretaria de Saúde sempre estarão abertas para a Universidade. É de extrema importância receber esses EPIs, pois são muito utilizados neste momento complicado, e o uso desses equipamentos é fundamental para a proteção dos nossos servidores”, comentou.

UFMA doa 20 mil itens hospitalares a unidades de saúde municipais de Imperatriz - 06-05-2021

O vice-reitor da UFMA ressaltou a necessidade dessa parceria entre a Universidade e a Prefeitura no atual contexto. “Essa entrega faz parte de uma doação da Universidade para melhorar a qualidade no atendimento hospitalar da rede municipal e tem a função de consolidar as relações institucionais da UFMA com a Prefeitura de Imperatriz, afinal de contas, os nossos alunos dos cursos de Saúde de Imperatriz utilizam também esses equipamentos quando estão realizando os seus estágios e estudos, então acredito que seja importante que possamos estabelecer essas boas relações”, explicou.

Para o gestor da Sinfra, a importância de ajudar neste momento de dificuldade é essencial, ainda mais quando já existe parceria há muito tempo entre as duas instituições. “Firmar parcerias e estreitar laços de colaboração entre instituições públicas e privadas são fundamentais para o desenvolvimento, por isso fazem parte das metas do meu plano do trabalho à frente da Sinfra em Imperatriz. Ao longo destes sete meses, já avançamos bastante, como a parceria firmada com a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz-ACII, mas ainda há muito o que fazer”, acrescentou Hunaldo.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes