UFMA divulga resultado preliminar do edital para apoio a ações de extensão na pós-graduação

publicado: 16/07/2024 11h02, última modificação: 16/07/2024 12h14

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), publicou o resultado preliminar do Edital Nº 01/2024 AGEUFMA-PROEC-UFMA, referente ao apoio a ações de extensão na pós-graduação vinculadas ao PROEXT-PG (CAPES).

Confira o resultado aqui.

O edital visa fomentar projetos de extensão que integrem atividades acadêmicas com a comunidade, promovendo a aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula. A seguir, destacam-se os projetos aprovados, seus coordenadores e os valores concedidos:

1. Promoção da Saúde Única com Ênfase na Educação em Saúde e Qualidade Ambiental – Uma Estratégia de Combate às Doenças Transmitidas por Vetores (DTVs)
- Coordenador: José Manuel Macário Rebêlo
- Programas Envolvidos: PPGBC, PRODEMA-MESTRADO, BIONORTE
- Valor Aprovado: R$ 20.000,00

2. Fortalecendo a Agricultura Sustentável: Modernização do Laboratório de Química e Fertilidade de Solo da UFMA para o Desenvolvimento Regional
- Coordenador: Anderson de Moura Zanine
- Programas Envolvidos: PPGCA, PPGCAM, PPGEA
- Valor Aprovado: R$ 15.000,00

3. INOVACOM - Atualização Profissional e Desenvolvimento Inovador para Minorias e Pequenas Organizações, nas Áreas de Comunicação, Educação, Psicologia e Tecnologia
- Coordenador: Márcio Carneiro dos Santos
- Programas Envolvidos: PPGCOMPro, PPGCOM, PPGPSI

4. Extensão em Saúde: Ações da UFMA para Fortalecimento das Comunidades
- Coordenador: Rachel Melo Ribeiro
- Programas Envolvidos: PPGCS, PPGSA, PPGSAD
- Valor Aprovado: R$ 30.000,00

5. Ações de Extensão na Pós-Graduação: Capacitação e Iniciativas para a Inclusão Social
- Coordenador: Benedito Souza Filho
- Programas Envolvidos: PPGCSOC, PPGS
- Valor Aprovado: R$ 15.000,00

6. UNA-SE: Cultura, Educação Ambiental e Patrimonial - Polo Coroadinho e no Entorno do Parque Estadual do Bacanga
- Coordenador: Flávio Luiz De Castro Freitas
- Programas Envolvidos: PPGCult, PRODEMA-DOUTORADO, PROGCIN, PPGAC
- Valor Aprovado: R$ 40.000,00

7. Apoio ao Desenvolvimento de Atividades de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais da UFMA
- Coordenador: Manoel Messias Ferreira Jr
- Programas Envolvidos: PPGFIS, PPGCM
- Valor Aprovado: R$ 40.000,00

8. Ações Afirmativas na Pós-Graduação: Qualificando Graduandos, Graduados, Professores/as da Rede Pública da Educação Básica para o Mestrado e o Doutorado
- Coordenadora: Soraia Sales Dornelles
- Programas Envolvidos: PPGHIS, PPECEM, PROFILO

9. Formação em Pesquisa para a Pós-Graduação na Área de Letras e de Linguística
- Coordenador: Luís Henrique Serra
- Programas Envolvidos: PPGLB, PPGLETRAS
- Valor Aprovado: R$ 10.000,00

10. Matemática na UFMA e na Comunidade
- Coordenador: Giovane Ferreira Silva
- Programas Envolvidos: PPGMAT, PROFMAT
- Valor Aprovado: R$ 10.000,00

11. Da Ciência à Transferência de Conhecimento em Saúde com Impacto Social no Entorno da UFMA: PPGSC-UFMA e PPGO-UFMA em Parceria com a UBS-Vila Bacanga
- Coordenador: José Roberto de Oliveira Bauer
- Programas Envolvidos: PPGO, PPGSC
- Valor Aprovado: R$ 40.000,00

12. Ações de Educação Continuada em Saúde para Prevenção e Controle da Hanseníase no Município de São Luís-MA
- Coordenadora: Maria Raimunda Santos Garcia
- Programas Envolvidos: PROFSAÚDE, PPGENF, RENASF
- Valor Aprovado: R$ 30.000,00

13. A Química, Ciência e Tecnologia Ambiental a Serviço de Comunidades Maranhenses
- Coordenadora: Cláudia Quintino da Rocha
- Programas Envolvidos: PPGQuim, DQUIM, PPGC&Tamb
- Valor Aprovado: R$ 35.000,00

Os valores foram ajustados conforme o item 4.2 do edital, e os programas de pós-graduação deverão ajustar o orçamento financeiro. A divulgação final dos resultados será feita após a análise dos recursos apresentados pelos coordenadores. A professora Flávia Raquel Fernandes do Nascimento, pró-reitora da Ageufma, e a professora Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade, pró-reitora da Proec, assinaram o documento e destacaram a importância desse edital para fortalecer a integração entre a academia e a comunidade, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento regional. Com essa iniciativa, a UFMA fortalece a extensão universitária, incentivando projetos que promovam a aplicação prática do conhecimento acadêmico em benefício da sociedade.

Para mais informações, consulte o edital completo no site da Ageufma e Proec.

Por: Lucio Silva/Ageufma

Revisão: Jáder Cavalcante