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UFMA disponibiliza minuta de Política de Segurança da Informação e Comunicações para análise da comunidade acadêmica

publicado: 16/05/2022 16h17, última modificação: 17/05/2022 22h47
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Atendendo a legislação vigente e com o objetivo de estabelecer as diretrizes, normas e os procedimentos com o compromisso de resguardar as informações da UFMA, a Comissão de Governança Digital e Segurança da Informação da Superintendência de Tecnologia da Informação disponibiliza, até o dia 31 de maio, a minuta de Política de Segurança da Informação e Comunicações (PoSIC) para ser analisada por toda a comunidade acadêmica.

A análise é essencial para que essa política seja observada por todos os servidores, discentes, colaboradores, prestadores de serviço e qualquer perfil que teve, tenha ou terá acesso à UFMA ou às suas informações. Esse é o primeiro documento e ele norteará a construção dos demais.

A minuta está disponível na Plataforma Participa + Brasil do Portal Gov.Br. O usuário deverá realizar, inicialmente, o seu cadastro na Plataforma Gov.Br (caso ainda não possua), por meio do link de acesso.

A contribuição será por meio de comentários no próprio texto, no parágrafo a que a contribuição se refere. A consolidação será realizada a partir do botão Enviar, localizado na página, com o upload do respectivo arquivo.

Principais benefícios que a plataforma oferece:

  1. 1.      Por se tratar de um sistema nacional de consulta pública, o alcance é maior, o que garante a participação de todos;
  2. 2.      O usuário pode realizar o acompanhamento de sua contribuição, bem como das contribuições de demais usuários, proporcionando transparência ao processo;
  3. 3.      A inserção de comentários no próprio texto do documento auxilia na praticidade do processo;
  4. 4.      A Plataforma disponibiliza mecanismos de visualização monocromática, Libras e Sistemas de leitura de tela aos usuários que necessitem dessas adaptações, o que amplia o acesso ao canal de participação.

Para mais informações, acesse o manual para usuários, em que será possível saber como realizar o cadastro, acessar a plataforma, alterar dados do perfil e participar de consultas públicas.

Etapas para cadastro da contribuição:

1º Passo: Cadastre-se na Plataforma

2º Passo: Acesse a consulta pública da UFMA

3° Passo: Clique no parágrafo que deseja comentar ou no item “Participe”, localizado no último parágrafo do documento

4º Passo: Envie a contribuição

Saiba +

O Participa + Brasil é uma plataforma digital criada com o propósito de aprimorar o processo de interação social, baseada na disponibilização de módulos de Consultas Públicas, Opine Aqui (pesquisas de opinião pública), Órgãos Colegiados e Agenda de Audiências Públicas. A plataforma também é um instrumento de promoção de boas práticas de participação social reconhecidas internacionalmente).

Por: DCom

Revisão: Jáder Cavalcante

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