publicado: 08/02/2021 09h05, última modificação: 08/02/2021 15h22
UFMA disponibiliza equipamentos para auxiliar nas atividades práticas do curso de Odontologia.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão tem buscado atender às demandas e garantir o retorno das atividades práticas dos diversos cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão, a exemplo dos cursos da área da saúde, para os quais, por serem mais sensíveis e lidam diretamente com o atendimento à população, a Pró-reitoria de Gestão e Transparência disponibilizou material de segurança para as práticas acadêmicas de elevado risco.

“Entre os diversos cursos dessa área, o de Odontologia, segundo os órgãos de saúde, é um dos que tem maior risco de contaminação. Então, os docentes dessa área, por meio da chefia dos departamentos I e II e da coordenação do curso, tem mantido diálogo com a gestão da Universidade, a fim de buscar mecanismos para que as aulas práticas ocorram de forma segura tanto para os professores quanto para os técnicos, os alunos e também para a comunidade que é atendida pelo curso”, explicou o professor Walber Lins Pontes, pró-reitor de gestão e transparência.

Para atender à solicitação, a Universidade conseguiu viabilizar instrumentos, meios e equipamentos que garantam mais segurança a esses atendimentos e essas práticas. “É importante observar que a Universidade priorizou o atendimento à comunidade, e, por conta desse elevado risco de contaminação pela geração de aerossóis no ambiente da Odontologia, conseguimos viabilizar equipamentos de proteção para os estudantes do curso em vulnerabilidade pertencentes ao curso. Todos os discentes identificados nessa situação de vulnerabilidade inscritos nos programas da Pró-reitoria de Assistência Estudantil foram atendidos nesse processo”, explicou Pontes.

A quantidade de equipamentos disponibilizados garantirá as atividades práticas do primeiro e do segundo semestre de 2020, uma vez que, por conta da pandemia, o curso encontra-se com atraso em relação às aulas práticas. A Universidade também tem buscado soluções para atender e auxiliar os cursos de Medicina dos câmpus de Imperatriz, Pinheiro e de São Luís, assim como os demais cursos da área da saúde. Temos materiais já licitados e aguardando chegarem para que sejam disponibilizados aos cursos para reduzir as restrições e as necessidades de segurança.

O pró-reitor lembrou ainda os obstáculos pelos quais a Universidade tem passado, como, por exemplo, na questão orçamentária e de mercado, uma vez que as empresas têm tido dificuldade de garantir preços e a disponibilidade de equipamentos. “A gestão da UFMA tem se empenhado ao máximo para garantir o acesso dos estudantes às aulas práticas, sem que eles sejam prejudicados, e garantindo toda a segurança sanitária. Ano passado, para garantir esse atendimento às áreas de saúde, realizamos nove licitações, visto que, em várias delas, não conseguimos identificar fornecedores com capacidade para nos atender, ou porque não tinham os produtos requeridos, ou porque os preços estavam muito acima do valor de mercado, mas nosso foco é primar pela confiabilidade, transparência e integridade do atendimento à comunidade universitária e à sociedade”, afirmou Walber Pontes.

Essa ações, segundo o pró-reitor, demostra que a PPGT e demais setores que compõem a UFMA têm cumprido com o seu papel. “Ressaltamos o zelo do reitor Natalino Salgado em buscar meios para atender, não somente à área da saúde, mas às diversas áreas da instituição. Com todo esse empenho, conseguimos insumos para produzir álcool em gel que atendesse os ambientes da instituição, bem como outras áreas que também estão sendo atendidas. A Universidade tem buscado garantir o compromisso, a integridade das ações realizadas e o respeito à vida, para a realização de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, sem perder o viés e o compromisso com o que é mais importante: o respeito à vida, à sociedade e ao indivíduo”.

O pró-reitor, por fim, ressalta que “esse processo é permeado de limitações que precisam ser identificadas e contornadas e para que possamos vencer não apenas a pandemia, mas também alcançar o nosso objetivo de atender à sociedade, necessitamos da compreensão e do apoio da comunidade universitária”, finalizou.

Por: Sansão Hortegal