UFMA desenvolverá ferramentas e sistemas inteligentes para o Ministério Público Estadual

publicado: 30/09/2024 14h12, última modificação: 01/10/2024 09h11
A assinatura do convênio ocorreu na manhã desta segunda-feira, na sede do MPMA, em São Luís

Por meio de um convênio de Inteligência Computacional assinado entre o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Fundação Sousândrade, nesta segunda-feira, 30, para o desenvolvimento de ferramentas e sistemas inteligentes, a população maranhense será beneficiada com serviços mais rápidos e eficientes.

Segundo o procurador-geral de Justiça do Estado do Maranhão, Danilo de Castro, a parceria entre as instituições vai garantir que sejam feitos investimentos relevantes em tecnologia, com menos esforço manual e com mais esforço intelectivo. “Esse convênio com a UFMA vai agregar muito para auxiliar na criação de ferramentas e desenvolver instrumentos de atuação, de modo que consigamos viabilizar o exercício de nossas atribuições da melhor maneira possível, rápida, eficiente e com menor custo”, declarou o procurador-geral.

Com foco nos benefícios que as tecnologias, em especial a inteligência artificial, podem proporcionar à vida das pessoas, durante a reunião em que o convênio foi celebrado, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, chamou a atenção para o papel das universidades no processo de democratização do acesso à inteligência artificial à população. “Nós temos que começar a fazer produtos que a nossa sociedade possa usar gratuitamente. Porque se você for utilizar todos as inteligências artificiais que você quer utilizar, você vai ter que pagar. Então, quem tem salário para isso? Ou seja, aquela população de baixa renda não vai ter acesso. Aí você faz a inclusão digital dessas pessoas, num novo momento que não tem mais volta”, frisou o reitor.

Fernando Carvalho também destacou os ganhos que o convênio trará para o MPMA: “o acordo de cooperação que assinamos hoje com o Ministério Público Estadual visa ao desenvolvimento de tecnologias, o que a Universidade sabe fazer muito bem. Com certeza, vai trazer grandes ganhos para a instituição, considerando que essas ferramentas hoje agilizam os processos da instituição”.

O coordenador do convênio de Inteligência Computacional e um dos coordenadores do Núcleo de Computação Aplicada da UFMA, Geraldo Braz Junior, explica como o convênio será executado: “O Ministério Público tem uma área de atuação bem ampla, sobre várias formas de investigação que os promotores têm que coordenar. Essa investigação envolve uma coleta de dados de múltiplas fontes, muitas fontes de diferentes e também dados representados de maneiras diferentes. Então, nós vamos ajudar com esses dados heterogêneos, criando todo o meio de futuro, onde seja possível que seja conduzido de uma forma mais rápida e eficiente a esse processo de investigação. E também vamos construir sistemas inteligentes para ajudar nesse processo de tomar decisão, de análises desses dados e tudo mais. Então, tecnicamente, é um conjunto de ferramentas e serviços para a gente construir esse conjunto de dados, armazená-los, recuperá-los e também de sistemas inteligentes”.

Também coordenador do Núcleo de Computação Aplicada, o professor Anselmo Paiva observa que o convênio firmado entre a UFMA e o MPMA contempla a responsabilidade da Universidade com a população do Maranhão. “A gente agradece a confiança do Ministério Público nos nossos profissionais. A gente acredita que esse é um passo na direção da nossa missão, da missão da Universidade, que é de solução dos problemas locais, que é de colaboração com as entidades para a superação dos grandes desafios do nosso Estado. E a gente espera que esse projeto colabore com produtos baseados em computação, inteligência computacional, inteligência artificial, para melhorar ou para auxiliar os procedimentos do Ministério Público do Estado”, afirmou Anselmo.

Reforçando o compromisso da UFMA com a criação de espaços que impulsionam a inovação, além de otimizar processos administrativos, o reitor Fernando Carvalho apresentou a Mara, primeira inteligência artificial entre as instituições federais de ensino superior, que foi recebida com entusiasmo pela equipe do MPMA.

A reunião também foi uma oportunidade de iniciar as tratativas para a instalação de uma unidade do Ministério Público do Estado na UFMA. “Em relação ao espaço para o Ministério Público Estadual na Universidade nós vamos com maior carinho verificar a possibilidade de cedermos um espaço na Casa da Justiça Universitária para que seja instalado uma unidade do Ministério Público Estadual”, concluiu o reitor da UFMA Fernando Carvalho.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade