UFMA desenvolve pesquisa sobre Gestão de Resíduos Sólidos na Baixada Maranhense

publicado: 29/05/2024 11h42, última modificação: 29/05/2024 11h42
UFMA desenvolve pesquisa sobre Gestão de Resíduos Sólidos na Baixada Maranhense

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), está conduzindo uma pesquisa inovadora intitulada "Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Baixada Maranhense: subsídios geográficos para a implantação de um consórcio público intermunicipal". O estudo visa fornecer subsídios geográficos para melhorar a gestão de resíduos sólidos na região, superando deficiências e mitigando problemas ambientais, sociais e econômicos.

O público-alvo da pesquisa inclui integrantes da administração pública municipal responsáveis pela gestão de resíduos sólidos e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. A importância do estudo reside na necessidade de compreender a dinâmica ambiental particular da Baixada Maranhense, que apresenta campos inundáveis, altos índices pluviométricos e a presença do bioma amazônico. Além disso, a pesquisa dá visibilidade ao trabalho dos catadores, cuja atividade tem valor social, ambiental e econômico significativo.

Clodoaldo Moraes Montenegro Júnior, mestrando em Geografia, ressaltou a importância da pesquisa. "A atividade de campo realizada na Baixada Maranhense entre os dias 14 e 16 de maio foi crucial para alinhar a teoria com a prática. Vivenciamos a interação complexa entre resíduos sólidos, lixões e a luta dos catadores, o que reforça a necessidade de revisar o atual cenário e implementar medidas mais eficazes ", relata. Ele também destacou que é indispensável o papel da universidade pública nesse processo, pois nutre pesquisas que identificam e buscam soluções para as mazelas da sociedade, garantindo que a população empobrecida tenha acesso a ensino gratuito e de qualidade.

Para o mestrando, a criação da entidade impeliria as gestões municipais à incentivar o desenvolvimento da organização dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, bem como incentiva a inserção socioeconômica e reconhecimento desta atividade, geradora de renda e empregos, e destes trabalhadores relevantes dentro do ciclo de vida dos produtos e que desempenham um papel ambiental. “Estes resultados são alguns elementos esperados com base em outras experiências observadas pelo país, mas ressaltando-se que este cenário ideal apenas tomaria forma por meio de um processo de gestão consorciada comprometida e com participação social”, finaliza.

A pesquisa também tem como finalidade analisar o cenário atual da gestão de resíduos sólidos na Baixada Maranhense em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010, uma década após sua promulgação. Os resultados visam sugerir a criação de um consórcio público intermunicipal, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável.

A pesquisa foi conduzida nos municípios de Pinheiro, Presidente Sarney, Pedro do Rosário, São Bento e Peri Mirim, na Baixada Maranhense. A equipe espera que suas conclusões ajudem a transformar a gestão de resíduos sólidos na região, trazendo benefícios ambientais, sociais e econômicos significativos para a população local.

A equipe de pesquisa é composta por: Márcio José Celeri, doutor em Geografia (orientador da pesquisa); Ronaldo Barros Sodré, doutor em Geografia; Clodoaldo Moraes Montenegro Júnior, mestrando em Geografia; João Pedro Moreira Soeiro, mestrando em Geografia; Daniele Costa Rufino, graduanda em Geografia; Felipe Costa Araujo, graduando em Geografia; Gabriel Robson Borges Pinho, graduando em Geografia; João Victor Corrêa Araújo, graduando em Engenharia Civil.

Por: Janayna Sousa

Fotos: Arquivo