UFMA defende criação de Planejamento Estratégico da Ciência e Tecnologia do Estado na 1ª reunião ordinária de 2024 do Conuni

publicado: 14/06/2024 16h03, última modificação: 14/06/2024 16h05

Na última quinta-feira, 13, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, participou da 1ª reunião ordinária do Conselho Universitário do Maranhão (Conuni), realizada na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em São Luís e presidida pela secretária da pasta, Natássia Weba Cutrim.

Durante a reunião, foram apresentadas ações e avanços da Secti e discutidos temas de relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, com destaque para a internacionalização das universidades, eventos programados para o segundo semestre, como a Space Week, e futuras parcerias entre as instituições.

Na oportunidade, o reitor Fernando Carvalho destacou o fortalecimento das ações conjuntas na área de ciência e tecnologia. "Iremos discutir uma série de pautas, inclusive colocadas pela Universidade Federal do Maranhão, com relação à ciência e tecnologia do nosso Estado. E uma das pautas, que é a principal, é desenvolvemos o Planejamento Estratégico da Ciência e Tecnologia do nosso Estado, de forma que possamos ter um direcionamento das ações dos setores, por exemplo, das próprias universidades, em busca de melhorias na ciência e tecnologia do nosso estado", enfatizou Fernando Carvalho.

Além da proposta de um Planejamento Estratégico da Ciência e Tecnologia para o Estado, a UFMA também abordou sobre a realização da Space Week, o apoio à extensão na Pós-Graduação, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a criação de uma Olimpíada Estadual de Matemática e novos editais voltados à pesquisa.

Reunião Conuni - 13.06.2024

O reitor finalizou sua participação reforçando a importância da colaboração contínua entre as instituições e a Secti para assegurar mais condições e recursos que garantam uma melhor qualidade ao ensino superior no Maranhão. "É muito importante esse momento onde colocamos em pauta vários assuntos de interesse ligados a pós-graduação, extensão, a programas de internacionalização para que tenhamos sempre mais condições e mais recursos para levar uma melhor qualidade ao ensino superior do nosso estado", conclui o reitor.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Natássia Weba Cutrim, as reuniões do Conuni são fundamentais para o crescimento da ciência tecnológica e inovação no estado. “Foram duas horas de reunião. A gente teve muito a colaborar um com o outro. É de suma importância uma reunião como essa, onde os representantes das maiores instituições do nosso estado estiveram e a gente pode discutir pautas e dores, que realmente colaboram com o crescimento e o avanço da ciência tecnológica e inovação do estado”, pontuou Natássia Weba.

Além do reitor da UFMA, participaram do evento a pró-reitora da AGEUFMA, Flávia Nascimento; o diretor de Internacionalização da AGEUFMA, Francisco Sávio; o diretor científico da Fapema, Cristiano Capovilla; o reitor da UEMA, Walter Caneles; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Uemasul, Allison Bezerra Oliveira; o pró-reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do IFMA, Rogério Teles; a diretora geral do IEMA, Cricielle Muniz; representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e outras autoridades científicas do Estado.

O evento evidenciou o compromisso das instituições em trabalhar de forma colaborativa, visando o avanço da ciência e tecnologia no Maranhão, e reafirmou a UFMA como uma peça fundamental nesse processo de desenvolvimento e inovação.

Conuni

O Conselho Universitário do Maranhão (Conuni) é fruto de projeto de lei criado pelo governo do Estado e que recebeu aprovação na Assembleia Legislativa do Maranhão. O objetivo do órgão é integrar universidades e faculdades no esforço de universalizar o ensino. E também contribuir para a produção de ciência e tecnologia, adequadas ao novo projeto de desenvolvimento do Estado.

Por: Ingrid Trindade e Lucio Silva

Fotos: Ingrid Trindade