UFMA de Pinheiro promove vivência do Programa de Especialização Docente em Ensino de Ciências para professores da educação básica

publicado: 08/04/2024 15h42, última modificação: 09/04/2024 16h39

Na última quinta-feira, 4, o Centro de Ciências Pinheiro (CCPi) recebeu docentes da educação básica de Pinheiro para uma vivência de parte do currículo Programa de Especialização Docente em Ensino de Ciências (Ped Brasil), no evento “Atualização em Ensino de Ciências na UFMA de Pinheiro”, que teve o objetivo de apresentar a proposta de especialização docente, que tem previsão de ser implementada no Câmpus de Pinheiro no início no segundo semestre deste ano.

“Evento proporcionou aos professores da rede básica e licenciados de Pinheiro, uma vivência na prática de parte do currículo do Programa de Especialização Docente em Ensino de Ciências da Rede PED-Brasil. Trata-se de um currículo elaborado com base em evidências científicas que ressalta atividades que promovam equidade no ensino e coerência entre a teoria e a prática”, explicou Raysa Valéria, responsável pelo evento.

Ped Brasil em Pinheiro

No segundo semestre de 2024, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Câmpus de Pinheiro, vai lançar o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais, do Programa de Especialização Docente, voltado para professoras e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Esta formação, em nível de especialização, é fruto de uma parceria da UFMA com a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, e mediada pelo Instituto Canoa em vias de consolidação.

“A formação está sendo cuidadosamente planejada por meio de um currículo estruturado para desenvolver as habilidades centrais para a prática do ensino com equidade e excelência, como gestão de sala de aula, trabalho em grupo como estratégia pedagógica, planejamento curricular, avaliação da, para e como aprendizagem, planejamento curricular”, pontua a professora Raysa.

Por intermédio do curso, serão conectados o currículo acadêmico (envolvendo os conhecimentos dos estudantes, seu desenvolvimento na escola, no ambiente familiar e comunitário, do conteúdo disciplinar e o conhecimento pedagógico do conteúdo) e o currículo clínico (através do trabalho dos professores cursista na sua própria sala de aula e experiências destinadas a apoiar, reforçar e refletir as ideias, conceitos, propósitos e valores do currículo acadêmico).

Ao longo da especialização, será enfatizada a relação entre a teoria e a prática docente por meio de trabalhos que cursistas realizarão na sua própria sala de aula, aplicando os conceitos discutidos nas disciplinas do curso, por meio da análise de caso e de devolutivas dos próprios professores e professoras cursistas e entre eles e os docentes da UFMA. Esta prática clínica inovadora se vê reforçada por meio do sistema de mentoria que consiste em uma disciplina de formação didático-pedagógica chamada Ciclos de Mentoria realizada a cada duas disciplinas teóricas.

“O curso utiliza a metodologia ativa de aplicação e interação com o trabalho em sala de aula, centrando no estudante, nas intervenções de status, com mentoria e numa avaliação para equidade, certamente repercutirá positivamente no desempenho e aprendizagem dos estudantes e impactará não somente em seus resultados junto ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), mas também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de seus municípios e estados”, opina a Raysa.

O curso de especialização que será implementado em na UFMA, em Pinheiro, se insere na Rede Ped Brasil junto a outras Universidades do país, com intuito de articular e veicular conhecimentos educacionais com base nas pesquisas científicas e experiências inovadoras atreladas ao processo de ensino e aprendizagem. A base de conhecimento do Programa está ancorada em 3 eixos principais de conhecimentos e habilidades que são importantes para professoras e professores desenvolverem ao longo da sua formação: conhecimento dos estudantes e seu desenvolvimento em contextos sociais; conhecimento da disciplina e dos objetivos do currículo e conhecimento do ensino. Esses eixos refletem, por sua vez, quatro princípios fundamentais: conexão entre teoria e prática; articulação entre universidades e escolas de educação básica; equidade e coerência curricular.

Raysa Valéria destaca a qualidade dos docentes da UFMA para conduzir o curso de especialização. “O quadro docente da UFMA é composto por profissionais capacitados, por meio de formação presencial e remota promovida pelo PED Brasil. Estes docentes estão aptos a receberem os professores e professoras da região da Baixada para fazer-lhes as devolutivas dessa experiência, que contribuirá para a formação docente na Baixada Maranhense”, frisa a professora.

Para ter a uma participação relevante dos professores da região no curso de especialização, o Centro de Ciências de Pinheiro visa uma parceria com a prefeitura. “Iremos propor parceria tanto da URE quanto à Secretaria Municipal de Educação de Pinheiro visando redução de carga horária do professor para que tenha acesso ao curso, além de ajuda de custo para seu translado, caso resida em outro município”, conclui a Raysa Valéria.

Por: Ingrid Trindade