UFMA de Imperatriz participa de projeto junto à Agência Espacial Brasileira e a Nasa

publicado: 18/10/2023 13h01, última modificação: 18/10/2023 23h00
Atividades são desenvolvidas em escolas municipais de Imperatriz

Os cursos de Engenharia de Alimentos e Medicina do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) participam do programa Globe, desenvolvido pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), e pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

O  Programa Globe significa Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente (do inglês, Global Learning and Observations to Benefit the Environment). O projeto se dá por meio de um aplicativo, no qual são fornecidos, em tempo real, por meio de imagens e localizações, dados para a Nasa.

Em Imperatriz, o projeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal Tocantins, localizada no centro da cidade e Escola Municipal Domingos de Morais, localizada no Recanto Universitário.

Neste ano, todas as unidades da Universidade no estado estão participando desse projeto. A UFMA tem dados protocolados de mosquitos, de árvores, de solos e protocolos de nuvens. Em Imperatriz, o projeto é coordenado pelo professor e diretor do CCIM, Leonardo Hunaldo, e pela professora Virlane Kelly Hunaldo. Além dos docentes, há ainda dois alunos bolsistas e dois voluntários, dos cursos de Engenharia de Alimentos e Medicina, que participam do projeto.

Os cursos de Medicina e Engenharia de Alimentos da UFMA de Imperatriz estão trabalhando focados no protocolo de mosquito, no qual é verificado, nas duas escolas citadas acima e nos entornos delas, se há a presença de larvas de Aedes aegypti, Culex e Anopheles e, com baae nesses dados, comparar com os disponíveis na Secretaria de Saúde. Ainda durante a realização, o projeto pretende conscientizar a comunidade escolar a respeito da prevenção dessas larvas.

A professora e coordenadora do projeto, Virlane Kelly, explica sobre o andamento do projeto e afirma estarem próximo das primeiras conclusões. “Fizemos ações nas duas escolas, falamos do projeto, ensinamos a fazer as armadilhas e colocamos as armadilhas nas escolas. Daqui a quinze dias, a gente já vai ter praticamente o primeiro resultado”, destacou.

Por: Clara Teles

Revisão: Lígia Guimarães