UFMA de Imperatriz e prefeitura de Alto Alegre do Pindaré firmam convênio para introdução de turmas de Mestrado Profissional

publicado: 26/04/2023 10h14, última modificação: 26/04/2023 19h58
UFMA de Imperatriz e prefeitura de Alto Alegre do Pindaré firmam convênio para introdução de turmas de mestrado profissional

Foi realizada, no dia 14 deste mês, a cerimônia de formalização do convênio entre a Universidade Federal do Maranhão e a prefeitura de Alto Alegre do Pindaré. A parceria visa ofertar vagas para o Curso de Mestrado Profissional aos alto-alegrenses, por meio do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFopred), do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm). O período de inscrições ficou aberto até 20 de abril.

O mestrado é destinado a profissionais efetivos da rede pública municipal de educação da cidade de Alto Alegre; graduados em cursos de licenciaturas, bacharéis e tecnólogos, que atuem na educação Infantil e ensino fundamental do 1º ao 9º ano, na Secretaria Municipal de Educação, ou outros órgãos do Sistema Municipal de Educação. Não podem se inscrever funcionários que estejam em processo de aposentadoria, aposentados, licenciados para tratamento de saúde, ou estejam em estágio probatório.

No total, serão ofertadas 32 vagas na modalidade ampla concorrência, 16 para a turma de 2023 e 16 para a turma do próximo ano. As candidaturas devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O processo de seleção será realizado em três etapas, sendo elas o deferimento das inscrições, prova escrita e avaliação do pré-projeto de pesquisa. O curso contempla duas linhas de pesquisa: Linguagens, Práticas Pedagógicas e Tecnologias na Educação; e Pluriculturalidade, Interculturalidade e Práticas Educativas Interdisciplinares. O resultado final será divulgado no dia 17 de agosto.

Segundo a coordenadora do PPGFopred, Betania Oliveira Barroso, a parceria que visa à introdução do programa de mestrado é um grande passo para a educação municipal. “O perfil do nosso mestrado é interdisciplinar, e está focado na constituição profissional do docente que está na prática educativa”, comentou.

O vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos afirmou que é de natureza da própria Universidade buscar relações interinstitucionais, assim como desenvolvê-las. “Esperamos que, com esse convênio, possamos fortalecer a educação do município e inspirar outras prefeituras interessadas em estabelecer parcerias com a UFMA”, finalizou.

Acompanhe o edital na íntegra

Acesse o link de inscrição

Por: Júlio César

Produção: Alan Veras