Notícias

UFMA de Chapadinha promove II Simpósio de Ciências Ambientais

publicado: 13/06/2024 16h46, última modificação: 13/06/2024 16h46

Com o tema central "Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável", o II Simpósio de Ciências Ambientais (SIMCA) ocorreu nos dias 5 e 7 de junho, no câmpus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Chapadinha. O evento reuniu pesquisadores, professores, estudantes e membros da comunidade para discutir temas relevantes relacionados ao meio ambiente.

O SIMCA tem o objetivo central de abordar questões como a preservação da rica biodiversidade da região do leste maranhense, os desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável local e a importância da integração entre o conhecimento científico e as práticas tradicionais das comunidades.

A segunda edição do SIMCA teve um grande do público interessado sobre a temática. O professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCAM), Felipe Polivanov Ottoni, destacou o crescimento significativo no número de inscritos em comparação com a edição anterior. “O segundo simpósio está sendo uma grata surpresa, com o número de inscritos superando em muito o da última edição. Isso mostra que a 1ª edição foi um sucesso,” afirmou o professor.

O evento contou com uma programação diversificada, incluindo palestras de renomados especialistas, apresentações de pesquisas científicas relevantes para a região e minicursos de qualificação e aprimoramento profissional. A professora do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh), Rozijane Fernandes Ottoni, reforçou que o PPGCAM, embora recente, já consolidou um evento significativo tanto para a instituição quanto para a região. “Este simpósio visa agregar diversos pesquisadores, professores e discentes em uma visão de referência em biodiversidade e práticas sustentáveis, promovendo a troca de conhecimentos por meio de palestras e apresentações de pesquisas desenvolvidas,” explicou a professora.

O SIMCA 2024 promoveu uma troca de conhecimentos e experiências entre diferentes setores da sociedade, contribuindo para o fortalecimento dos laços entre a UFMA e a comunidade local, consolidando o compromisso da Universidade com o desenvolvimento sustentável da região.

Por: Lara Castro

registrado em: