UFMA de Balsas recebe alunos de Geologia da Unifesspa para Mapeamento Geológico de Rochas Sedimentares

publicado: 16/11/2023 11h30, última modificação: 16/11/2023 20h17
UFMA de Balsas recebe alunos de Geologia da Unifesspa para Mapeamento Geológico das Rochas Sedimentares

O Centro de Ciências de Balsas (CCBL) recebeu, em 9 de novembro, uma turma de estudantes do curso de Geologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para realizar o Mapeamento Geológico de Rochas Sedimentares de Balsas. Essa iniciativa visa aprofundar a análise do potencial geológico das estruturas na região, com o objetivo de contribuir para pesquisas futuras.

A expedição estava sob liderança dos professores Leonardo Brasil Felipe, Ana Valeria dos Reis Pinheiro e Antônio Emídio de Araújo, que prepararam um treinamento intensivo para o grupo de alunos que foram instruídos a refinar suas habilidades, não só com a identificação de rochas, mas também na elaboração de mapas geológicos precisos. A atividade foi vista como essencial para que os futuros geólogos adquirissem uma compreensão profunda da geologia local.

Os professores pontuam que, além da importância educacional em se realizar tal atividade, também revela uma possibilidade de um potencial petrolífero na região, colocando-a no mapa de pesquisas geológicas, e os estudantes participantes da pesquisa como protagonistas na busca dos novos recursos que são de grande importância social e econômica.

A UFMA cede o lugar e seus equipamentos de pesquisa para a Unifesspa, construindo uma parceria entre duas grandes Universidades impulsionando o comprometimento de professores e dedicação de alunos enriquecendo o conhecimento acadêmico, além de destacar a importância de uma educação que transcende as fronteiras da sala de aula.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras