UFMA completa 55 anos formando profissionais com excelência

publicado: 21/10/2021 08h00, última modificação: 20/10/2021 22h03
UFMA 55 Anos.jpg

Cinquenta e cinco anos de história e formação profissional. Na década de cinquenta, o então arcebispo de São Luís, Dom José de Medeiros Delgado, almejou um plano ambicioso: criarHomenagem à Dom Delgado uma universidade que unisse a recém-criada Faculdade de Filosofia às faculdades de Farmácia e Odontologia, Direito e à Escola de Enfermagem.

Em janeiro de 1955, o arcebispo instituiu a Sociedade Maranhense de Cultura Superior (Somacs), com objetivo de criar uma biblioteca, um museu, um teatro e faculdades superiores que seriam subsídio para a criação de uma universidade. Já no mês de outubro daquele ano, em nome da Arquidiocese de São Luís, cedeu o Palácio Cristo Rei como espaço de aulas da Faculdade de Filosofia. E, no ano de 1957, ele criou a Faculdade de Ciências Médicas do Maranhão, sendo dirigida por um dos maiores marcos na saúde do estado, o médico João Bacelar Portela.

Para concretizar o sonho de fundar uma universidade, Dom Delgado criou, em 1961, a Universidade Católica do Maranhão, que agregou a Escola de Enfermagem São Francisco de Assis, a Faculdade de Filosofia, a Faculdade de Ciências Médicas e a Faculdade de Serviço Social. A fundação da Faculdade de Ciências Econômicas ocorreu em 1965, o que possibilitou a criação da Fundação Universidade do Maranhão, que absorveu as atividades da Universidade Católica, instituindo em outubro de 1966, a Universidade Federal do Maranhão.

Em 2015, na segunda gestão do reitor Natalino Salgado, foi concedido, in memoriam, o título de doutor honoris causa e a denominação do nome do câmpus de São Luís, em Cidade Universitária Dom Delgado. Essas homenagens têm sido fundamentais para perpetuar o nome daquele que pode ter sido o homem mais dedicado à UFMA de todos os tempos.

Uma Universidade jovem, mas que tem deixado sempre grandes contribuições para o estado, o país e o mundo, sendo reconhecida nacional e internacionalmente e estando presentes nos melhores índices e nos mais conceituados do mundo, a exemplo do ranking britânico que apresenta a UFMA entre as cinco melhores do Nordeste e a 25ª entre as universidades brasileiras.

A Dona UFMA, como tem sido nomeada a Universidade, carinhosamente, nas redes sociais, tem muito a comemorar nesses 55 anos de “vida”. Diversos nomes e personalidades que hoje exercem cargos de renomes são frutos desta Universidade, e muitos egressos, aqueles que um dia estiveram sentados nos bancos universitários, atualmente são docentes ativos ou aposentados, possibilitando sonhos e formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

São mais de cinco décadas de muita dedicação e compromisso com a comunidade acadêmica em ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, a UFMA é formada por nove câmpus: Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís.

Desde a sua instituição, em 1966, até os dias atuais, muita coisa mudou, mas o compromisso educacional, cultural e social continua presente, garantindo sua excelência na formação dos estudantes. Há 55 anos, a Universidade vem desempenhando seu papel com responsabilidade social, pautado na qualidade de seus estudantes.

Dona UFMA é a “mãe” de 104 cursos de graduação, sejam presenciais ou a distância e de 64 cursos de pós-graduação, sendo 37 mestrados acadêmico, 12 de mestrados profissional, 14 doutorados acadêmicos e 1 doutorado profissional. Ela possui as mais diversas áreas do saber científico e da criticidade social, é por isso, que, em 2021, ao completar 55 anos, tem muito a ser aplaudida e respeitada.

Parabéns, Dona UFMA!

UFMA 55 Anos

Veja também alguns vídeos produzidos pela Diretoria de Comunicação - Núcleo de Audiovisual

PROGRAMAÇÃO

Ainda como parte da programação de comemoração dos 55 anos, a Universidade realizará no dia 24, às 10 horas, um evento em comemoração aos 35 anos da Rádio Universidade, que ocorrerá na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, no dia 27, ocorrerá uma solenidade de homenagens especiais, e no dia 29, a entrega de um diploma de professor emérito.

Por: Sansão Hortegal