Notícias

Câmpus Pinheiro da UFMA recebe exposição fotográfica dos alunos do curso de Educação Física

publicado: 09/09/2024 12h00, última modificação: 09/09/2024 17h27
UFMA, câmpus Pinheiro, recebe exposição fotográfica dos alunos do curso de Educação Física

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus Pinheiro, será palco da exposição fotográfica "Cartografia Afetiva: Caminhos do Lazer", nessa terça-feira, 10. A mostra foi concebida e realizada pelos alunos do curso de Educação Física, fruto das experiências e vivências proporcionadas pela disciplina Estudos e Lazer, ministrada pela professora Elaynne Silva de Oliveira. Durante o semestre, os discentes participaram de visitas técnicas e atividades em diversas localidades, incluindo as cidades de Alcântara, Cedral e a área urbana de Pinheiro, onde puderam refletir e registrar, por meio de fotografias, as múltiplas facetas do lazer em diferentes contextos sociais e culturais.

A exposição surge como uma proposta inovadora dentro do curso de Educação Física, ao evidenciar a importância de se compreender o lazer como um fenômeno que ultrapassa a simples diversão. Segundo Elaynne, “o lazer deve ser visto como um campo vasto, que abrange diferentes esferas da vida cotidiana, como cultura, educação, arte e saúde, interligando-se profundamente com a formação integral dos futuros profissionais de Educação Física”. Essa perspectiva se reflete nos registros fotográficos que estarão em exibição, os quais capturam momentos emblemáticos que conectam teoria e prática.

A mostra percorre eventos como o Dia Mundial do Lazer, as tradicionais Regatas de Caiçaras, em Cedral, e o Festejo de São Benedito, celebrado com grande devoção em Alcântara. Cada um desses eventos traz uma riqueza cultural que contribui para expandir a compreensão do lazer em suas dimensões comunitárias, históricas e simbólicas. As imagens expostas convidam o público a um mergulho nos significados que o lazer assume em diferentes territórios e como ele se integra à vida social, econômica e política das comunidades envolvidas.

Um dos grandes destaques da exposição é a sua abordagem afetiva, simbolizada desde o título, que alude à ideia de “cartografia” como um mapa de vivências, marcado pelas emoções, sensações e memórias construídas ao longo das visitas. Mais do que apenas fotografias, a exposição é uma oportunidade de os alunos apresentarem uma nova forma de enxergar o lazer e suas implicações no cotidiano, promovendo uma reflexão mais profunda sobre sua importância na formação acadêmica e na prática profissional.

Além das imagens, o evento contará com uma roda de conversa em que os alunos contarão sobre o processo de construção dos trabalhos, proporcionando um espaço para debates e reflexões acerca do tema. “Espera-se que os discentes possam materializar e refletir sobre o processo que construíram, e que a comunidade acadêmica perceba, por meio das nossas lentes, quanto o lazer é presente e se faz fundamental no nosso cotidiano”, comentou Elaynne.

Inspirada na simbologia das bandeiras tibetanas que carregam votos de prosperidade e sucesso, a exposição "Cartografia Afetiva: Caminhos do Lazer" pretende deixar uma mensagem de incentivo à plena vivência do lazer, para além das fronteiras acadêmicas, propondo que ele seja integrado à formação de cada estudante e à vida cotidiana de maneira consciente e significativa. Assim, a mostra oferece uma nova perspectiva para a educação em Educação Física, em que o lazer se apresenta como um campo integrador e essencial para a construção de uma vida equilibrada e socialmente rica.

Com a exposição, os alunos de Educação Física buscam demonstrar que o lazer pode ser muito mais do que uma simples atividade recreativa: ele é um caminho de autoconhecimento, cultura, arte e transformação social. O evento ocorrerá nessa terça-feira, 10, a patrtir das 19h, no Hall do Prédio das Licenciaturas do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPI). Para saber mais informações, acesse o perfil do instagram da mostra aqui.

 

Por: Geovanna Selma

Produção: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: