UFMA busca soluções junto ao DNIT para facilitar o acesso à entrada principal do Câmpus São Luís

publicado: 22/04/2024 17h38, última modificação: 22/04/2024 17h39
UFMA busca soluções junto ao DNIT para facilitar o acesso à entrada principal da instituição em São Luís

Com o objetivo de desenvolver estratégias para facilitar o acesso à entrada principal da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus São Luís, a gestão superior, por meio do reitor Fernando Carvalho e do Superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Guilherme Abreu, participou, nesta segunda-feira, 22, de uma reunião de alinhamento com a Superintendência Regional do Departamento Nacional Infraestrutura de Transportes no Maranhão (DNIT), representada pelo Superintendente João Marcelo. Além da UFMA, líderes da comunidade da região do Itaqui-Bacanga também estiveram presentes.

Durante o encontro, foram discutidas diversas propostas, incluindo a viabilidade de estadualizar o acesso à BR-135, a implementação de mais semáforos e radares de velocidade, bem como a melhoria do acesso à entrada principal da UFMA, em São Luís.

“Estamos com dois problemas grandes na região: o contorno da UFMA e também a sinalização na região. Estamos trabalhando com uma possibilidade de fazermos os projetos, que serão apresentados aqui no DNIT, e vamos ver, de acordo com a estadualização ou não do acesso da BR-135, quem vai realizar a licitação. Logo, logo teremos uma reposta para terminar todo o transtorno que está acontecendo em frente à UFMA e na área do Itaqui-Bacanga”, garantiu.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, enfatizou a importância de levar essas demandas não apenas para buscar melhorias de acesso à instituição, mas também para garantir melhorias para toda a comunidade do entorno.“[Na reunião] Discutimos sobre a questão do acesso à Universidade, esses transtornos que estamos tendo na entrada da UFMA e, a partir disso, foi formada uma comissão técnica que vai estudar a elaboração de um projeto para que a gente possa não só atender às necessidades do Câmpus Dom Delgado, mas também as necessidades da comunidade do entorno da nossa instituição”, enfatizou.

Durante a reunião, ficou acordada a elaboração de projetos técnicos que visam atender às demandas discutidas. Esses projetos serão desenvolvidos em colaboração entre a UFMA, o DNIT e outros órgãos pertinentes, com o objetivo de avaliar as melhores soluções para aprimorar o acesso à entrada principal da Universidade e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de tráfego na região do Itaqui-Bacanga.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas