UFMA assina acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Balsas para instalação de poço artesiano

publicado: 22/11/2022 12h13, última modificação: 22/11/2022 12h13

Na quarta-feira, 16, na Prefeitura de Balsas, representantes da Universidade Federal do Maranhão e da Prefeitura se reuniram para assinar um acordo de cooperação técnica. O documento estipula a colaboração entre a UFMA e a Secretaria Municipal de Finanças a fim de executar serviços de perfuração, instalação de poço artesiano e reserva de água, em localidade cedida de domínio da UFMA.

De acordo com a diretora do Centro de Ciências de Balsas, professora Giselia Brito dos Santos, o acordo de cooperação foi aprovado pelo Conselho de Centro e assinado pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado. A área cedida pela Universidade está situada a 300 metros dos prédios, onde a prefeitura construirá um poço profundo e instalar uma caixa d'água, destinada a suprir as necessidades do Câmpus de Balsas e das comunidades próximas.

Segundo a diretora do CCBl, até então o abastecimento de água potável para o Câmpus é feito por meio de estação de tratamento de água e por meio de caminhão pipa. “Construindo o novo poço será melhor, pois já vamos ter água potável aqui mesmo na UFMA. Conforme o acordo de cooperação, o novo poço feito em área doada à Prefeitura será nosso também, de forma que poderemos atender às demandas de toda a comunidade acadêmica”, afirmou.

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Veras