UFMA anuncia retorno do Núcleo de Telessaúde durante Encontro Regional de Saúde Digital e Telessaúde

publicado: 08/08/2024 16h43, última modificação: 08/08/2024 17h42
Evento ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto na UFMA, Câmpus Dom Delgado

Nos últimos anos, a forma como os serviços de saúde estão sendo oferecidos e acessados pela população está se transformando. Nesse contexto de mudanças, a saúde digital e a telessaúde surgem como ferramentas para garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade.

Com o objetivo de apresentar as experiências exitosas de Telessaúde, Saúde Digital e Inovação realizadas no Nordeste, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD), realizou o Encontro Regional de Saúde Digital e Telessaúde – Nordeste, nos dias 7 e 8 de agosto, sendo um espaço de discussões sobre as boas práticas, saindo do âmbito dos núcleos de telessaúde e ampliando o debate.

Representando o reitor Fernando Carvalho no evento, a diretora de Tecnologias na Educação, Patrícia Abreu Machado, observou a oportunidade de encontrar soluções inovadoras que possam ser implementadas no país. “Este evento é uma oportunidade valiosa para compartilhar boas práticas, discutir desafios e encontrar soluções inovadoras que possam ser implementadas pelos diversos centros em todo o país. A Universidade Federal do Maranhão está comprometida com a promoção da inovação e do conhecimento em todas as áreas do saber. No campo da saúde digital, estamos investindo em pesquisas, desenvolvendo tecnologias e capacitando profissionais para enfrentar os desafios do futuro”, pontuou Patrícia.

Durante a abertura do evento, no dia 7, o coordenador do Núcleo de Telessaúde da UFMA, Humberto Serra, anunciou a retomada das atividades do núcleo e, considerando a história e o relevante trabalho do Núcleo, definiu esse reinício como um momento histórico.

“A gente esteve parado esse tempo todo, corremos atrás e, hoje, realmente, é um dia histórico. A Léa [representante da Divisão de Assistência à Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão] falou em Fênix. E é assim que a gente se sente. Vocês imaginem um núcleo, como é o nosso, um núcleo pungente, com respeito de todos os núcleos do Brasil, o Ministério da Saúde, uma atuação incrível, levando telessaúde, tele-educação, teleconsultoria para locais mais longínquos, em depoimentos que são muito fortes para a saúde e, do nada, a gente é ceifado. [...] No dia 1º de março, a gente começou a reestruturar o núcleo e, efetivamente, para valer, a gente começou agora, em 1º de julho, com as ações de telessaúde. E ampliando essas ações, agora, aderindo à oferta nacional de telediagnóstico do Ministério da Saúde. [...] Esse reinício é um marco não só em saúde, das Unidades Básicas de Saúde do Maranhão, mas para as Unidades Básicas Indígenas e para a população do Maranhão como um todo”, declarou o coordenador do Núcleo de Telessaúde da UFMA em seu discurso de reinauguração do núcleo.

Encontro Regional de Saúde Digital e Telessaúde - Nordeste - 07/08/24

Com a retomada, o Núcleo amplia seus serviços para além da telessaúde da Saúde Básica, com foco também na saúde digital, no SUS Digital, como explica Humberto: “a gente já volta com ações de saúde digital, entre elas, a telessaúde faz parte e volta mais forte do que fechou”.

Ao longo do tempo, o Núcleo de Telessaúde, região Maranhão, tem sido um exemplo de como a tecnologia pode transformar a prática médica e melhorar a vida das pessoas. “O impacto da telessaúde para o Maranhão é importante, especialmente, quando se fala do atendimento à população do estado. Em função do apoio que será possível realizar no atendimento a toda a comunidade no formato on-line; de alguns exames que poderão ser realizados a distância e também da questão do incentivo à pesquisa, do incentivo a tornar o acesso à saúde mais fácil”, ressaltou a diretora de Tecnologias na Educação, Patrícia Abreu Machado.

A retomada das atividades do Núcleo de Telessaúde da UFMA representa o compromisso da Universidade Federal do Maranhão com a inovação e a excelência das práticas em saúde digital bem como o total apoio para o fortalecimento do Núcleo de Telessaúde da UFMA.

Para acompanhar as ações do Núcleo de Telessaúde da UFMA, acesse o site, clicando aqui.

Por: Ingrid Trindade