UFMA abre inscrições para Programas de Pós-Graduação com 349 vagas em Mestrado e Doutorado

publicado: 18/01/2024 09h26, última modificação: 18/01/2024 09h26

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abre oportunidades para quem busca aprimorar seus conhecimentos, elevando a carreira por meio de cursos de pós-graduação. Com inscrições já disponíveis, a instituição disponibiliza um total de 349 vagas distribuídas em diversos programas de mestrado e doutorado.

Os interessados em participar desse processo seletivo devem realizar suas inscrições por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). No sistema, os candidatos encontrarão informações detalhadas sobre a documentação necessária, o cronograma e os prazos para os processos seletivos.

Vale ressaltar que os cursos oferecidos pela UFMA possuem reconhecimento tanto nacional quanto internacional, atestados por notas elevadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A professora Rosângela Fernandes, Diretora de Pós-Graduação da AGEUFMA, destaca a qualidade dos programas e ressalta a importância dessas oportunidades para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos candidatos.

A contagem de vagas foi divulgada pelo Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA) por meio dos Processos Seletivos da UFMA. Confira a distribuição de vagas pelos programas:

1. Mestrado em Química: 9 vagas.

2. Mestrado em Letras: 30 vagas.

3. Mestrado em Design: 19 vagas.

4. Doutorado em Ciência da Computação Associação UFMA-UFPI: 39 vagas.

5. Ergonomia 2ª Oferta (Lato Sensu): 39 vagas.

6. Doutorado em Física: 5 vagas.

7. Mestrado em Física: 4 vagas.

8. Mestrado Profissional em Saúde da Família: 10 vagas.

9. Mestrado em Saúde do Adulto: 28 vagas.

10. Doutorado em Física (Edital Unificado): 3 vagas.

11. Mestrado em Física (Edital Unificado): 3 vagas.

12. Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental: 20 vagas.

13. Mestrado em Matemática: 15 vagas.

14. Mestrado em Educação Física: 25 vagas.

15. Mestrado em Ciências da Saúde: 20 vagas.

16. Doutorado em Ciências da Saúde: 20 vagas.

17. Mestrado em Políticas Públicas: 15 vagas.

18. Doutorado em Políticas Públicas: 10 vagas.

19. Mestrado em Ciência Animal (Etapa 08/2024): 15 vagas.

20. Mestrado em Ciência Animal (Etapa 05/2024): 15 vagas.

21. Mestrado em Ciência Animal (Etapa 02/2024): 15 vagas.

22. Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente: 13 vagas.

Por: Lucio Silva/Ageufma