Notícias

UFMA abre inscrições para mestrado em Psicologia com 37 vagas

publicado: 03/07/2024 10h02, última modificação: 03/07/2024 11h32
UFMA abre inscrições para mestrado em Psicologia com 37 vagas

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), está com inscrições abertas para a seleção do curso de Mestrado Acadêmico em Psicologia. As inscrições poderão ser realizadas por meio do SIGAA,  do dia 24 de junho a 23 de julho. São ofertadas 37 vagas, sendo 23 para ampla concorrência e 14 para a Política de Ações Afirmativas, além de 11 vagas suplementares para a Política de Qualificação de Servidores Técnicos Administrativos em Educação efetivos ativos da UFMA.

O Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) é recomendado pela Capes com conceito 3 e oferece o curso de Mestrado com duração máxima de 24 meses, que apenas será integralizado com o cumprimento das disciplinas fundamentais, disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa, disciplinas eletivas, seminários de pesquisa, atividades programadas, atividades de orientação e elaboração de dissertação, totalizando 36 unidades de crédito, equivalente a 540 horas de atividade.

O programa se organiza em três linhas de pesquisa:

  • Avaliação e Clínica Psicológica: Foca na investigação e intervenção em processos clínicos.
  • Trabalho, Saúde e Subjetividade: Estuda a relação entre trabalho, saúde e subjetividade.
  • História, Epistemologia e Fenômenos Psicológicos: Explora a história da psicologia e fenômenos socioculturais.

 

O mestrado é direcionado para graduados em ciências humanas, sociais, da saúde e demais áreas relacionadas, com diplomas obtidos em cursos de duração plena de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Para ser isento da taxa de inscrição, o participante deverá declarar que não possui condições financeiras para custear sua inscrição no processo seletivo, atendendo aos seguintes critérios: estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família baixa renda.

O participante deverá solicitar a isenção encaminhando de forma prévia à inscrição os seguintes documentos: requerimento assinado, disponível no edital; cópia do RG; cópia do Nis ou comprovante de cadastramento atualizado emitido pelo Meu Cadastro Único para a Comissão de Seleção, por meio do e-mail.

Para mais informações a respeito da seleção, basta acessar o edital.

Por: Karina Soares

Revisão: Jáder Cavalcante

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: