TV UFMA promove oficina para alunos do IEMA

publicado: 26/06/2023 14h50, última modificação: 26/06/2023 21h17
A ação de formação pretende capacitar os estudantes para a produção do interprograma "É da Sua Natureza"
TV UFMA promove oficina para alunos do IEMA

A TV UFMA promoveu a oficina de capacitação para a produção do  interprograma “É da sua natureza”. Os participantes são quatro estudantes do  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia Maranhão (IEMA), do Itaqui-Bacanga.  O objetivo é  ensinar os alunos sobre o processo de produção televisiva. Na oficina, está sendo trabalhada uma abordagem visual e prática, explorando as noções básicas dos termos usados no audiovisual e que cruzam os diversos meios televisivos. A capacitação   foi dividida em cinco momentos, primeiro foram apresentado aspectos introdutórios do roteiro para televisão, escrita e estrutura, focando no formato de pergunta e resposta para interprograma, que é  um formato de curta duração, mas trazendo características e diferenças de outros formatos audiovisuais. No segundo momento, os estudantes aprenderam sobre fotografia e iluminação, elaborando a ordem do dia e organização de gravação, com noções de enquadramento, propriedades da luz, cor e movimentos. Já no terceiro momento, aconteceu  a prática em estúdio,  com operação de câmera, luz e áudio, além de treino de apresentação. Depois dessa etapa, iniciou-se a fase de pós-produção, em  que os alunos se dividiram em duplas para aprender noções de montagem e videografismo,  com colagem para cobertura de voz OFF.

A oficina é ministrada pela diretora de produção da TV UFMA,  Nadia Biondo, o design  gráfico e editor de imagens da TV UFMA,  Alexandre Ferreira. Também participam os estagiários da TV UFMA Vinícius Terceiro, graduando  do curso de Design (UFMA); e Julia Furtado, graduanda  em Rádio/TV (UFMA).

A diretora de produção da TV UFMA, Nádia Biondo, explicou que, como a ideia do programa é que ele seja produzido pelos alunos, a proposta da oficina é trazer as noções básicas de produção e pós-produção para iniciar os trabalhos. “Essa parceria reforça o compromisso da TV em expandir suas vivências internas para além dos muros da instituição, difundido nossos valores editoriais e institucionais, bem como reforçando o compromisso de trabalhar por meio de uma comunicação que visa à educação dos meios, seus usos e possibilidades”, explica.

Para a coordenadora do Núcleo de Integração Escola-Trabalho do IEMA, professora Angélica Valony, essa parceria entre a  TV UFMA e IEMA  é fundamental para a formação profissional dos estudantes, para ampliar a relação entre teoria e prática, e sobretudo, o significado de sala de aula. "Nossos estudantes foram convidados pela TV UFMA para participar de oficinas para a realização de interprograma, o que  gerou muitas pesquisas e discussões acerca da temática meio ambiente, tema esse que desperta muito interesse dos nossos jovens e que é sempre tratado nas atividades pedagógicas de forma interdisciplinar em nossa escola. Somos gratos pela oportunidade, e desejamos que essa parceria cresça e se fortaleça cada vez mais", relata a professora.

A  coordenadora de Comunicação  Institucional/SCE, professora Josie Bastos, destaca a necessidade dessa colaboração com o IEMA, que já é parceiro da TV. A oficina foi  pensada para dinamizar o processo de produção para os jovens, pensando em estratégicas e politicas públicas para melhorar  a nossa relação com o meio ambiente, principalmente no Maranhão, que é  uma área ambiental muito rica desses elementos. Fizemos essa parceria e pensamos também no professor Leonardo Gonçalves, do curso de oceonografia, que é uma área muito importante de atuação, e  que possui um laboratório e já está acostumado a conversar de forma didática por meio de entrevista e dessa ambientação de TV. Quando fizemos essa parceria, prontamente, ele se interessou", explica a professora.

A diretora da TV UFMA, Cecília Leite, ressalta que essas parcerias são muito importantes para a TV universitária, pois, além de nos possibilitarem novas produções, reafirmam o nosso compromisso com a sociedade de promover o acesso ao conhecimento, os valores democráticos e a cidadania. "A parceria com o IEMA no interprograma 'É da sua natureza' reafirma esse compromisso, fortalecendo a interação entre a Universidade e as instituições voltadas à educação, ciência e tecnologia em nosso estado", explica.

Os alunos também demonstram empolgação com a atividade. "Quando fomos chamados para essa disciplina, estavámos fazendo uma eletiva na escola  que tinha  a ver com esse tema, aqui estamos tendo muita experiência, podendo colocar em prática o que aprendemos tanto no projeto, quanto na eletiva, estamos aprendendo bastante sobre roteiro, é uma facilidade melhor para nós",  comentou a aluna Ana Beatriz. Já o aluno Weslley Pereira relata que é de extrema importância a parte prática da oficina, como o enquadramento na fotografia e a questão da iluminação.

Por: TV UFMA