Notícias

TV UFMA promove ação em alusão ao “Dia Mundial da Voz”

publicado: 19/04/2023 12h43, última modificação: 19/04/2023 13h22
A iniciativa orientou colaboradores e servidores da emissora sobre a importância dos cuidados vocais
TV UFMA promove ação em alusão ao “Dia Mundial da Voz”

Ocorreu, na quinta-feira, 13, a “Ação Dia Mundial da Voz”, em homenagem à comemoração homônima celebrada no dia 16 deste mês. Promovido pela TV UFMA, em parceria com a Divisão de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o evento realizado na Cidade Universitária Dom Delgado foi voltado para servidores e colaboradores da emissora.

A iniciativa dispôs de uma programação com palestras sobre saúde, comunicação e cuidados vocais com distribuição de brinde. O fonoaudiólogo Manoel Tadeu Rodrigues Cardoso foi o convidado especial da edição. Com uma abordagem interativa, propôs, além da palestra, uma oficina de exercício vocal.

Ele também explicou que o papel de profissionais dessa área é indispensável, pois ajuda as pessoas a desenvolverem suas qualidades vocais de forma eficiente para que possam se comunicar. “A comunicação é o grande meio de transmissão de conhecimento e de entendimento do outro que nos escuta”, destacou.

A ação integra ao Programa Saúde Vocal desenvolvido há mais de dez anos na UFMA. A fonoaudióloga e diretora da DQV Joseilma de Azevedo Garrido acredita que esse é um trabalho de extrema importância para os profissionais da comunicação. “Ajudamos a plantar uma semente em quem está nos ouvindo a partir do momento que debatemos temas como autocuidado e autoconhecimento. Se você conhece o seu corpo fica mais fácil desenvolver estratégias para a sua saúde”, pontuou.

O discente do quarto período de Comunicação Social – Rádio e TV e repórter da TV UFMA Kaian Nogueira aprovou o ato. “Essa é uma ótima iniciativa e esses cuidados também são importantes, já que usamos a voz o tempo todo e geralmente não tomamos nenhum cuidado com ela”, finalizou.

Saiba Mais:

O “Dia Mundial da Voz” é uma manifestação internacional desde 2003. A iniciativa teve início em 1999, devido às campanhas educativas feitas por profissionais brasileiros preocupados com a saúde vocal. Algumas recomendações para manter o bem-estar das cordas vocais são beber água regularmente, evitar gritar e falar alto, não consumir bebidas alcoólicas, cigarro e remédios caseiros e buscar profissionais capacitados.

 

Por: Júlio César

Produção: Alan Veras

registrado em: