SINAIS DA ILHA

TV UFMA firma parceria com foco na acessibilidade por meio da Libras

publicado: 05/05/2023 10h24, última modificação: 30/05/2023 10h10
Iniciativa contou com a colaboração do grupo de pesquisa GPTECEN, do curso de Letras da UFMA, para trazer conteúdos relevantes
TV UFMA firma parceria com foco na acessibilidade por meio da Libras

A TV UFMA firmou parceria com o Grupo de Pesquisa Tecnologia e Ensino (GPTECEN), responsável pelo projeto "Os Sinais Maranhenses da Língua de Sinais Brasileira: contribuições para seu uso e difusão em ambientes digitais”, que é desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Simbólicas (NUPETS) da Universidade Federal do Maranhão. A iniciativa tem por objetivo a promoção de conteúdos audiovisuais, com foco na acessibilidade por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e vai produzir, assim, um programa inovador intitulado "Sinais da Ilha", inteiramente apresentado em libras.

O programa contará com interpretação para a língua portuguesa, trazendo informações sinalizadas sobre a Grande Ilha de São Luís. Essa iniciativa teve a colaboração do GPTECEN para trazer conteúdos relevantes. “Eu penso que essa é uma estratégia de comunicação da TV de fortalecer e ampliar o diálogo que ela tem com os cursos, com a própria Universidade e a comunidade externa. Esse programa é um desmembramento do projeto de extensão 'Canal para todos', que prevê programas que abordam a inclusão com a presença de pessoas com deficiência e os recursos acessíveis”, destacou a diretora da TV, Josie Bastos.

O projeto conta com a participação de estudantes do curso de Letras Libras da UFMA. "Considero iniciativas como esta importantíssimas, porque elas representam a conquista de um espaço nas mídias audiovisuais, para fazer com que o público tenha interesse de conhecer mais a respeito da Língua Brasileira de Sinais" comentou Helen SIlva, estudante de libras e a interprete do programa.

"É importante porque vai ser mais um canal de veiculação dos sinais da comunidade surda, mais um espaço onde as pessoas vão ter a oportunidade de compreender os sinais, favorecer a aquisição dessa língua e também difundir essa pesquisa que já tem contribuído bastante para o processo de inclusão e acessibilidade de estudantes surdos que também têm sido um referência de busca, informações para várias áreas, e ficamos muito felizes em ser mais um parceiro com TV UFMA de estar veiculando essas informações de grande relevância para a acessibilidade ", relatou a professora Maria Nilza , do Departamento de Letras.

Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo projeto "Os Sinais Maranhenses da Língua de Brasileira de Sinais: contribuições para seu uso e difusão em ambientes digitais", você pode encontrar no site: Capa MA em Sinais — Maranhão em Sinais.

Saiba mais

Atualmente, a televisão opera em canal digital aberto (16.1) e também distribui sua programação em TVs por assinatura como (Net/Claro canal 17, SKY 316 e TVN 16), alcançando mais de 120 mil assinantes. E conta ainda com conteúdo em suas plataformas digitais como site oficial da TV e do portal UFMA, Youtube e Instagram. Também é possível assistir pela internet AO VIVO 24h a programação da TV, no site da TV UFMA (https://eduplay.rnp.br/portal/tv/176611).

Conheça o programa Dicas em Libras, que faz parte do projeto Canal para Todos:

Por: TV UFMA