Notícias

TV UFMA é condecorada no 10° Prêmio Sebrae de Jornalismo

publicado: 31/08/2023 14h48, última modificação: 01/09/2023 13h06
Na ocasião, a Rádio Universidade e TV UFMA também foram homenageadas.
TV UFMA é premiada no 10° Prêmio Sebrae de Jornalismo

Em uma noite de celebração e reconhecimento do papel social do jornalismo, por meio de produções que incentivem o empreendedorismo local e regional, a TV UFMA foi agraciada em terceiro lugar, na categoria jornalismo em vídeo, do 10° Prêmio Sebrae de Jornalismo, com a reportagem Sabores do Maranhão: empreendedorismo da tradição, representada pela repórter da TV UFMA Luciana Rodrigues. A cerimônia ocorreu na noite dessa quarta-feira, 30, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. 

Luciana Rodrigues, repórter e apresentadora da TV UFMA, explica que a reportagem Sabores do Maranhão foi produzida com a finalidade de destacar as qualidades e peculiaridades do estado, para que o Maranhão seja representado não só pela arquitetura, belezas naturais e cultura, como também pelos sabores culinários. 

A matéria contou com a produção de Lucas Santos, reportagem de Luciana Rodrigues, produção de imagens de Juarez Lisboa, e edição de Paulo Rubi. Confira a reportagem clicando aqui.

Luciana expressa a felicidade em ter feito parte da premiação e ver a TV UFMA sendo reconhecida pelo trabalho que produz. “Eu acho extremamente importante que a TV UFMA participe dessas competições, desses prêmios, porque é uma forma de nós divulgarmos o jornalismo de qualidade que nós fazemos aqui na TV UFMA, um jornalismo de uma instituição pública que procura oferecer o seu melhor. Então a TV UFMA só tem a ganhar, a sociedade só tem a ganhar quando o jornalismo público acaba sendo fortalecido, tem mais visibilidade, tem mais destaque, passa a ter mais audiência. E as pessoas podem conhecer canais, opções na programação para que elas se sintam contempladas, para que elas consigam se enxergar dentro de uma programação voltada toda para o interesse público e que mostre o que esse estado tem de mais belo e de muita qualidade” manifesta. 

A diretora da TV UFMA, Cecília Leite, também destaca o trabalho de qualidade realizado pelo veículo e a honra pelo reconhecimento no âmbito estadual. “Estamos muito felizes e orgulhosos com mais uma premiação do Sebrae. Ano passado, nós fomos premiados e, este ano, novamente, estamos entre os vencedores da categoria de jornalismo. Então isso significa o reconhecimento da qualidade do trabalho que é desenvolvido pelo nosso jornalismo e da importância que a gente dá para iniciativas sociais e empreendedoras que mostram que muito modificam a realidade social” afirma Cecília.

A 10ª edição teve, ao todo, 34 trabalhos inscritos por 13 veículos do Estado do Maranhão. A premiação foi dividida em três categorias: jornalismo em texto; jornalismo em áudio; e jornalismo em vídeo. Essa é a primeira etapa, em seguida, há a etapa regional e, por fim, a nacional.

O Presidente do Conselho do Sebrae, Celso Gonçalo, explica que a premiação tem o intuito de valorizar a imprensa do Estado do Maranhão. “Esse é um momento de agradecimento que o Sebrae destina para toda a imprensa do Maranhão. Achamos uma homenagem muito justa e estamos aqui para agradecer o brilhante trabalho que o jornalismo maranhense produz, divulgando os nossos trabalhos, principalmente dos pequenos empreendedores. O Sebrae valoriza e vai continuar valorizando esses profissionais e veículos jornalísticos do nosso estado” salienta. 

A noite de premiação também celebrou os veículos de imprensa do estado que, nos 10 anos de edição, colaboraram na divulgação e participação da iniciativa. No total, foram 24 veículos homenageados. Entre eles, a TV UFMA e a Rádio Universidade, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A homenagem foi recebida pelas mãos do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, que agradeceu ao Sebrae e parabenizou os profissionais que fazem o jornalismo da Universidade. 

“Para nós, como Universidade, representa a qualidade do trabalho jornalístico que é feito tanto na TV quanto na rádio. A gente sabe que é o nosso trabalho divulgar informação, mas sempre, quando há uma premiação, é um incentivo a mais para os profissionais e, para nós, é um reconhecimento do trabalho que a gente faz. A Universidade trabalha com a comunicação de qualidade. Quando esse trabalho é reconhecido, é também mais uma prova do valor social que nós temos e que nós entregamos para a sociedade. Queremos felicitar ainda o Sebrae por essa iniciativa de valorizar os nossos profissionais e pelas homenagens aqui prestadas a todos” externou. 

O diretor da Rádio Universidade, Euclides Moreira Neto, também presente na solenidade, em nome da rádio, demonstrou como as homenagens edificam o trabalho realizado cotidianamente. “O reconhecimento para um trabalho responsável, independente, científico, como é desenvolvido na Rádio Universidade, é um regozijo para toda a equipe. Esse é um trabalho extensivo a todos os colaboradores, a todos os estagiários, a todos os servidores da Rádio Universidade. Há 37 anos, o professor José Maria Cabral Marques implantou essa semente que hoje frutifica e tem o reconhecimento de uma instituição séria como é o Sebrae. E a gente espera continuar a fazer jus por longos anos, por muito tempo, a esse legado deixado por aquele professor, que deslumbrou a comunicação e a radiofonia. Um trabalho que é também importante para a Universidade, para a academia e para a própria cidade e região em que está inserida” destacou Euclides. 

Além da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, a solenidade contou com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, edição de 2023, e o lançamento do Prêmio Prefeitura Empreendedora, que sucede a premiação anteriormente chamada de Prêmio Prefeito Empreendedor. 

Confira os registros da noite de celebração: 

Prêmio Sebrae de Jornalismo - 30.08.23

Por: Sarah Dantas

Fotos: Karla Costa 

Revisão: Natália Sousa

Revisão: Jáder Cavalcante

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: