Turma de Pedagogia do Câmpus Codó produz livro sobre culturas codoenses

publicado: 11/07/2023 08h52, última modificação: 13/07/2023 18h02
O exemplar “Encantar-se pelas Culturas de Codó (MA)” será lançado nessa quinta-feira, 13, a partir das 18h, no Instituto Histórico e Geográfico de Codó.
Turma de Pedagogia do Câmpus Codó produz livro sobre culturas codoenses

Organizado pelos professores do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão Cristiane Dias Martins Costa e Danilo Araújo de Oliveira, o livro “Encantar-se pelas Culturas de Codó (MA)” será lançado nessa quinta-feira, 13, a partir das 18h, no Instituto Histórico e Geográfico de Codó. Os amantes da literatura regional poderão adquirir o livro no dia do lançamento por R$ 35 ou, gratuitamente, por meio do site da Editora Pedro e João, após seu lançamento. Fruto de um projeto de pesquisa, o exemplar foi produzido por estudantes do curso de Pedagogia do Câmpus Codó.

A educação como transmissora da cultura é a palavra. Dividido em dez temas, as histórias do livro são narradas pelos próprios moradores da cidade, que contam e visibilizam aspectos variados das culturas codoenses. O grande desfecho da obra, segundo Danilo Oliveira, são os saberes históricos contados com base nas próprias experiências das pessoas, que trazem para as narrativas elementos substanciais de relações históricas e socioculturais.

O contato com a vizinhança foi o principal alicerce para a produção do livro. A proposta inicial, como revela o professor, era que os alunos fizessem um trabalho de pesquisa, entrevistando moradores locais. “Foi um trabalho difícil, pois dependeu da agenda e disponibilidade das pessoas entrevistadas. E, com as entrevistas já prontas, os discentes as transcreveram e prepararam um seminário apresentando os dados. Diante disso, adoramos o resultado final e aceitamos o desafio de produzir o livro”, comenta Oliveira.

Conheça a história de Codó

O ano de 1780 marcou o início do povoamento de Codó. Sua economia era baseada em atividades agrícolas desenvolvidas por portugueses e senhores da aristocracia rural maranhense. Um dos primeiros exploradores foi o agricultor Luís José Rodrigues e o português Francisco Marques Rodrigues. O povoamento também teve a participação de escravos africanos que trabalhavam nas lavouras, índios Barbados e Guanarés e de imigrantes sírios e libaneses.

No período colonial, Codó destacou-se pela produção de algodão, tendo êxito na participação do processo de industrialização do Maranhão. A primeira indústria do município foi construída em 1892 e se chamava Companhia Manufatureira e Agrícola, de propriedade de Emílio Lisboa, que, posteriormente, teve seu monopólio passado para Sebastião Archer.

Por: Lucas Araújo

Produção: Sarah Dantas