GUARNICÊ

Tudo pronto para o II Seminário Ciência, Cine Guarnicê

publicado: 06/09/2022 09h37, última modificação: 06/09/2022 15h29
O evento, criado em 2021, tem a intenção de levar para o Festival Guarnicê de Cinema a discussão acadêmica sobre o audiovisual maranhense.
Tudo pronto para o II Seminário Ciência, Cine Guarnicê.jpg

O Festival Guarnicê de Cinema conta, desde 2021, com um espaço de discussão acadêmica. É o Seminário Ciência Cine Guarnicê, criado em 2021, que este ano ocorre entre os dias 27 e 29 de setembro, nos turnos matutino e vespertino, em formato híbrido. As inscrições para ouvintes podem ser feitas no site guarnice.ufma.br.

O evento vai contar com três momentos de palestra (pela manhã) e três momentos de apresentação de trabalhos em GTS (pela tarde). As palestras serão todas realizadas no Palácio Cristo-Rei, das 10h às 12h. E os GTS vão acontecer em links do Google Meet.

INSCRIÇÕES – O período de inscrições para apresentação de trabalhos no evento ocorreu de 15 de julho a 15 de agosto. Foram aprovados 18 trabalhos, entre artigos completos e resumos, que farão parte de três momentos de exposição: o GT 1 terá como tema “Cinema e Memória” e como moderador o professor doutor Marcos Fábio Belo Matos; o GT2 será sobre  “Cinema e Técnica”, moderado pelo mestre e cineasta, Francisco Colombo; e o GT 3 terá como foco “Cinema e Análise Fílmica”, sob a coordenação do professor doutor Marcus Túlio Lavarda.

O período de inscrição para quem quiser acompanhar o evento sem apresentação de trabalhos vai até o dia 7 de setembro. Existem noventa vagas abertas para cada dia de programação, na modalidade presencial, e vagas ilimitadas no modo on-line. Todos os participantes receberão certificados.

PALESTRAS – A abertura do Seminário será feita pela professora doutora Milene de Cássia Silveira Gusmão, do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS), e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sul da Bahia (Uesb).

No dia 28.09, segunda manhã de palestras, haverá dois momentos. Das 9h às 10h, será ministrada a Master Class: “Produção Executiva para Cinema’’, com Sheury Manu, produtora de obras como ‘’De Repente Drag’’ e ‘’Aquarela’’, com mediação de Marla Silveira, escritora, pesquisadora e também produtora. A partir das 10h15min, haverá uma Roda de Conversa com a temática “As experiências do Audiovisual Maranhense”, que vai contar com as participações de: Francisco Colombo – radialista, cineasta e curador do Centro Cultural do Ministério Público; Murilo Santos – Cineasta e Professor do Curso de Artes da Ufma e Milena Carvalho – Cineasta e escritora.

E no encerramento, dia 29 de setembro, haverá a conferência ““Panorama do audiovisual em Portugal”, com Antonio Costa Valente – Professor  no Departamento de Comunicação e Arte na Universidade de Aveiro e diretor do Cine-Clube de Avanca. Produtor cinematográfico.

Para o professor Marcus Túlio Lavarda, um dos coordenadores do evento, “o evento, de um ano pro outro, mais que dobrou o número de pesquisadores que se interessaram em apresentar seus trabalhos. Isso mostra a necessidade de se ter, cada vez mais, um espaço para discussão acadêmica sobre o audiovisual, nos seus mais distintos setores. E o festival Guarnicê, com toda a sua tradição de 45 anos, é o espaço ideal para ser essa vitrine”.

Por: DCom