Tudo pronto para a realização do IX Fórum de Extensão e do I Fórum de Extensão e Cultura

publicado: 07/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS - Com o tema “Universidade sem fronteiras: os desafios da extensão universitária e cultura frente às novas demandas sociais”, ocorrerão, entre 9 e 11 de dezembro, o IX Fórum de Extensão e o I Fórum de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão, que serão realizados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Os eventos serão transmitidos pelo Google Meet e pelo YouTube, no canal da DComTV UFMA, abordando os desafios da extensão universitária e da cultura na UFMA, frente às novas demandas sociais.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, destaca que dar continuidade a um evento que já se tornou uma tradição na UFMA, dando lugar especial à cultura, é um compromisso com a comunidade universitária e com a sociedade em geral. “Estar na nona edição do Fórum de Extensão e também realizar o primeiro Fórum de Extensão e Cultura na modalidade virtual trará para o debate questões em voga sobre a extensão e a cultura em tempos de pandemia”, afirma.

Com a realização desses eventos, a Proec reunirá extensionistas, profissionais e pesquisadores da cultura, docentes e discentes, artistas e pessoas das comunidades locais, em toda a UFMA, bem como a sociedade maranhense e brasileira, tendo em vista o alcance das plataformas virtuais. A transmissão da abertura, das palestras, oficinas e da mesa-redonda ocorrerá pelo canal oficial do evento no YouTube, e a plataforma do Google Meet servirá para apresentação dos trabalhos.

Haverá mesas-redondas, palestras, oficinas e apresentação de trabalho, propiciando reflexões acerca dos desafios da extensão universitária neste cenário de novas demandas da sociedade, neste período pós-pandemia. O Fórum possibilitará, também, a apresentação de trabalhos de instituições de fora do Maranhão e do exterior.

O diretor de Extensão, Saulo Ribeiro, ressalta que o evento supera todas as expectativas por conta do número expressivo de inscrições, com mais 450 inscritos, além de 141 trabalhos submetidos,  sendo um evento em formato on-line. “O público pode esperar uma programação vasta, é um evento virtual, mas não perde em nada ao presencial. Os participantes estarão em contato com palestrantes da extensão e da cultura, haverá a apresentação de um documentário maranhense premiado no Festival Guarnicê de Cinema, haverá uma apresentação cultural, oficina de Libras, então são várias atividades que os participantes terão à disposição”, complementou.

O planejamento e a organização do evento contam com a participação de docentes e discentes extensionistas, de toda a equipe técnica da Diretoria de Extensão (Direx), da Diretoria de Assuntos Culturais e da Universidade da Terceira Idade (Uniti), sob a orientação da pró-reitora Zefinha Bentivi. O gerenciamento operacional do evento se dará por meio da Divisão de Ações e Programas (DAP) da Proec.

Confira a programação:

09 de dezembro de 2020 (quarta-feira)

9h às 10h – Solenidade de Abertura

10h às 11h - Conferência de abertura: “Os desafios da extensão universitária frente às novas demandas sociais” — Profa. Dra. Adriana dos Santos Marmori Lima (UNEB). Mediador: Prof. Dr. Saulo Ribeiro dos Santos (UFMA)

11:15 - Apresentação Cultural - Camerata

Tarde

14h às 15h - Palestra - "Extensão universitária e cultura: relação intríseca em tempos de pandemia"  — Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho (UFSM). Mediadora: Profa. Dra. Li Chang Shuen Cristina Silva Sousa (UFMA)

15h às 16h - Oficina de LIBRAS: Conhecendo a Língua Brasileira de Sinais — Profa. Esp. Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo (UFMA). Mediadora: Clarice Pinheiro Neves (UFMA)

16h às 17h30 - Mesa Redonda 1 - Curricularização da Extensão Universitária: desafios e perspectivas à luz do PNE e da Resolução 07 de 18/12/2020 — Profa. Dra. Zefinha Bentivi (UFMA), Profa. Dra. Marise Marçalina de Castro Silva Rosa (UFMA) e Prof. Dr. Acildo Leite da Silva (UFMA). Mediador: Márcio José Sousa Araújo (UFMA)

10 de dezembro de 2020 (quinta-feira)

Manhã

9h às 10h – Conferência. Tema: Projeto Virtual da UNITI e os desafios no âmbito digital — Conferencista: Profa. Dra. Maira Teresa Gonçalves Rocha (UFMA). Mediadora: Maria Lúcia Leal (UFMA)