Trinta e nove estudantes do CCET recebem grau, em cerimônia virtual referente a 2020.1, com transmissão pelo Youtube

publicado: 23/03/2021 20h53, última modificação: 23/03/2021 20h57
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6

“Minha trajetória acadêmica foi marcada por lutas e conquistas, desde o ensino infantil até a graduação. Relembrar minhas dificuldades, é como ver o filme da minha vida passando em capítulos que transcendem persistência e muito estudo. Um garoto de família humilde, oriundo de uma comunidade popular, ingressar e formar em uma universidade pública é a realização do sonho de uma família inteira”, declarou emocionado o formando em Engenharia Civil, José Otávio do Nascimento dos Santos, que participou da colação de grau virtual do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET) da Universidade Federal do Maranhão, na noite de ontem, 22, via Google Meet e com transmissão pelo canal institucional da UFMA.

Ao todo foram 39 estudantes que tiveram grau outorgado na solenidade, referente ao semestre 2020.1, dos cursos de Design, Matemática Bacharel e Licenciatura, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Química Licenciatura.

Otávio Santos ainda explanou que em sua vida, sempre teve pilares importantes que lhe deram forças para continuar os estudos, na sua família, amigos e professores. “Noites e dias de dedicação, dificuldade no transporte coletivo, já que moro do outro lado da ilha de São Luís, na comunidade do Porto do Mocajutuba, zona rural do município de Paço do Lumiar, provas, trabalhos acadêmicos, e o Trabalho de Conclusão de Curso, são algumas das barreiras que venci para consegui chegar até aqui nesta noite. Hoje, tenho alegria e orgulho de poder dizer que sou Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Maranhão”, afirmou.

Representando os paraninfos dos formandos do primeiro semestre de 2020 do CCET, Inez Maria Leite da Silva, docente do curso de Design e na função de paraninfa oficial, relatou que a cerimônia de colação de grau representa o marco para o futuro brilhante dos formandos do CCET de 2020.1. “O momento é solene e representativo de uma fase da vida destes estudantes, ficando na memória uma etapa que remete a descobertas de um mundo novo, crescimento, amadurecimento, socialização com os professores e demais alunos, assim como de fazer o entendimento do saber profissional, por meio da participação das disciplinas do curso, em projetos de pesquisa, em congressos da área e em outras atividades de cunho científico e de pesquisa”, proferiu.

A oradora oficial, Aline Mayara Santos Costa, formanda pelo curso de Engenharia da Computação, em seu discurso, enfatizou que a educação é a base de tudo e que ela transforma a vida de muitos estudantes brasileiros. “Minha vida foi transformada pela educação, assim como a vida dos formandos presentes nesta cerimônia. A oportunidade que tivemos de acesso a uma educação pública e de qualidade por meio de muitas lutas, tem se tornado realidade em nossa geração. Ter acesso a educação nos possibilitou mudanças e que elas possam perpetuar de maneira positiva em nossa sociedade. Cada um de nós sabe de suas abdicações ao longo do curso, mas a recompensa veio e estamos hoje colando grau”, descreveu.

Por fim, o reitor Natalino Salgado, discursou que fez referência ao poema “Congresso Internacional do Medo”, de Carlos Drummond de Andrade, que escreveu durante o contexto da Segunda Guerra Mundial sobre a esperança, trazendo esta obra para o contexto atual, em que a esperança vem por meio da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação. “O poema fala de uma angústia que a humanidade volta a viver hoje, estamos em uma guerra invisível, estamos com medo em tempos tão difíceis. Nunca a educação foi tão necessária para a humanidade. No cenário mundial contemporâneo, a ciência, tecnologia e a inovação são instrumentos fundamentais para a democratização de oportunidades. Esta noite, o Centro de Ciências Exatas e Tecnologias entrega à sociedade, profissionais capacitados, aptos a contribuir com a superação dos grandes desafios do nosso estado e do país”, finalizou.

Assista na íntegra a cerimônia de colação de grau do CCET 2020.1:

Saiba mais

A Solenidade de Colação de Grau do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET) ainda contou a presença do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; da pró-reitora de Ensino (Proen), Isabel Ibarra Cabrera; do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), Walber Lins Pontes; da pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Marília Cristine Valente Viana; da pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Josefa Bentivi Andrade; do pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva e  do diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET), Ridvan Nunes Fernandes.

Por: Allan Potter

Produção: Marcos Paulo Albuquerque