publicado: 26/09/2022 13h45, última modificação: 26/09/2022 20h07
Trinta e cinco anos do curso de Turismo será celebrado com evento nessa terça-feira, 27.jpeg

A coordenação do curso de Turismo, câmpus de São Luís, está preparando uma série de atividades em alusão aos 35 anos do curso. O marco inicial será nessa terça-feira, 27, data em que também é comemorado o Dia Mundial do Turismo. O evento será realizado no Auditório B do Complexo Fábrica Santa Amélia, a partir das 8h30.

A programação iniciará com a exposição “Espaço memória do curso de Turismo”. Segundo a coordenadora Thays Pinho, o espaço visa fazer um resgate histórico do curso desde seu início, passando pelo Centro de Ciências Sociais (CCSo) até a sua instalação na Fábrica Santa Amélia.

Haverá também uma palestra com o professor da UFMA e Secretário Municipal de Turismo da Prefeitura de São Luís, Saulo Santos. Ele abordará sobre “Gestão Pública e Turismo” como foco sobre a experiência de gestão na Prefeitura. Ao final, será realizado um momento de parabéns ao curso.

Trinta e cinco anos do curso de Turismo será celebrado com evento nessa terça-feira, 27 (programação).jpeg

Histórico do Curso de Turismo

Criado em 1987 pela Resolução Nº 14/87 do Conselho Superior Universitário (Consun), o Curso de Turismo da UFMA, câmpus de São Luís, oferece à sociedade a formação superior de Bacharelado em Turismo. O Curso foi instituído durante a gestão do reitor José Maria Cabral Marques, com o objetivo de expandir a UFMA e, ao mesmo tempo, atender às novas demandas do mercado. E demonstrou seu pioneirismo ao fundar, em 1994, a Labotur Jr, primeira Empresa Júnior de Turismo do Brasil.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Turismo, Thays Pinho, a implantação do curso representa uma importante contribuição à sociedade maranhense, na busca de melhoria dos indicadores socioeconômicos. “A fim de atender às necessidades do Estado, caracterizadas pelo potencial turístico subutilizado aliado aos baixos índices de desenvolvimento socioeconômico”, destacou.

Inicialmente, vinculado aos Departamentos de Geografia e História, no turno vespertino, o curso enfrentou sérias dificuldades estruturais e físicas, pela ausência de suporte técnico, de acervo bibliográfico, de laboratórios especializados, tampouco de docentes com formação na área.

“A carência de material didático comprometia a elaboração das aulas e, por conseguinte, a formação dos discentes. Isso se justifica pela pouca disponibilidade de bibliografias específicas, já que se tratava de uma nova área do conhecimento, ainda em vias de estruturação. As bibliografias disponíveis eram produzidas em outros países, com uma realidade distinta à maranhense. Apenas alguns anos mais tarde, as obras brasileiras começaram a ser produzidas e chegar às universidades”, contou Thays Pinho.

Em decorrência desse cenário de dificuldades, o curso deixou de ser ofertado nos anos de 1989 e 1990, e, somente em 1994, foi reconhecido, por meio da Portaria Nº 1.847, pelo então Ministério da Educação e do Desporto. Por quase duas décadas, o curso permaneceu no Departamento de História, no Centro de Ciências Humanas (CCH). Em 2005, na gestão do reitor Fernando Ramos, foi criado o Departamento de Turismo e Hotelaria (Detuh), instalado no Centro de Ciências Sociais (CCSo). O curso passou a funcionar no turno matutino e a ter um quadro docente formado na área e uma infraestrutura própria composta por acervo bibliográfico, periódicos, monografias e laboratório de informática.

Durante a primeira gestão do reitor Natalino Salgado, em 2009, foi iniciado, em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o processo de restauração da Fábrica Santa Amélia, no Centro Histórico, para abrigar os cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA. Em 2018, o Detuh e os cursos migraram para a Fábrica, com o intuito de favorecer uma maior aproximação dos discentes e docentes com um dos principais produtos turísticos da cidade, o Centro Histórico, bem como a possibilidade de execução de projetos de pesquisa e extensão no entorno do Complexo FSA.

No curso de Turismo, existem, atualmente, 7 grupos de pesquisa e cerca de 10 projetos de extensão em andamento. A pesquisa, o ensino e a extensão são realizados de forma concomitante com ênfase na formação humana do profissional de Turismo, ponderando sempre com o profissionalismo crítico e ético, sendo o primeiro curso de graduação da UFMA a ter em sua grade curricular a carga horária de extensão, por meio da Resolução 2500/2022, que aprova o novo Projeto Pedagógico do Curso.

Hoje, seu corpo docente é composto por 14 professores, 318 discentes ativos, sob coordenação da professora Thays Regina Rodrigues Pinho, eleita em janeiro de 2022.

O Complexo Fábrica Santa Amélia é constituído pelo prédio central com quatorze salas de aulas, dois laboratórios de informática, uma sala de reunião, duas salas para coordenações, uma sala do detuh, duas salas para os centros acadêmicos, espaço para a sala dos professores, auditórios modulares, área de vivência, espaço para o museu, entre outros; pelo prédio das empresas juniores Labotur (Turismo) e Hospitality Consult Jr. (Hotelaria); pelo prédio da biblioteca setorial; pelo prédio de núcleos de projetos e pesquisas: composto por sete salas; e pelo prédio do Hotel-Escola, Restaurante-Escola e laboratórios; além do auditório central.

Por: Alan Veras