Trabalho publicado nos Estados Unidos por pesquisador da UFMA propõe nova temática na psicologia

publicado: 08/10/2021 11h32, última modificação: 11/10/2021 21h31
1 | 2
2 | 2

O psicólogo e professor da UFMA, Câmpus Imperatriz, lotado no Departamento de Enfermagem, Fábio José Cardias Gomes, recentemente publicou como convidado o artigo “Ethnosport Psychology and Indigenous Sportsmanship: a Brazilian contribution” no livro organizado por pesquisadores da Bowie State University, nos Estados Unidos da América.

Seu trabalho integra o livro “Impacts of Traditional Sports and Games on Global Peace and Development During and After Covid-19”, e, segundo o docente, o tema é importante para a área do conhecimento e, em particular, à especialidade de psicologia do esporte, porque a temática é inovadora, original e inédita.

Entretanto o capítulo é relevante por ser resultado preliminar de pesquisa pós-doutoral, que busca expandir a fronteira da especialidade de conhecimento, a psicologia do esporte, extensões, pesquisas, vivências e caminhadas conjuntas com os jogos tradicionais, a esportividade indígena e a educação em saúde dos povos indígenas da Amazônia Oriental, incluindo não só coletas na Amazônia maranhense, mas também no Pará e no Tocantins”, pontuou.

Psicologia do Etnoesporte

O pesquisador revelou que o conceito “guarda-chuva de etnoesporte” foi desenvolvido, concomitantemente, no Brasil e na Rússia, baseado na antropologia do esporte, especialmente da premiada tese defendida em 2006 na Universidade de Campinas (Unicamp) por José Fassheber, da Universidade Estadual do Paraná; e Alexey Kylasov, em 2012, na Rússia. Atualmente, o professor Fábio Cardias colabora e publica com os dois autores.

Ao desenvolver a psicologia do etnoesporte, o autor destaca inovações como o estudo da diversidade étnica cultural dos jogos tradicionais em diálogo com a esportividade indígena contemporânea, seja o futebol ou outras modalidades adotadas no contato interétnico, de longo tempo ou de recente contato.

O etnoesporte colabora com a expansão do conhecimento que se relaciona com o esporte, a atividade física e a saúde dos povos tradicionais, com a saúde mental e o bem viver, com a dinâmica da construção de identidades étnicas como saúde, com a feitura do corpo-alma-território, aspectos indissociáveis da luta pelo território sendo tudo que o compõe, seja os alimentos, as nascentes de água doce, os jogos identitários em porosidade com as práticas corporais e esportivas ressignificadas, tendo em vista suas tradições estarem em constantes ameaças predatório-colonizadoras”, frisou.

O projeto de estágio de pós-doutoramento de Fábio Gomes é desenvolvido na Faculdade de Filosofia, Literatura e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e supervisionado pela professora Leiko Matsubara Morales, coordenadora da pós-graduação do Departamento de Línguas Orientais, pesquisadora associada do Centro de Estudos Japoneses da USP e presidente do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros.

O projeto amplia e sintetiza os dois conceitos existentes de etnoesporte e se estende aos estudos de identidade nipo-brasileira em relação com a prática do budô japonês, nas artes marciais nipônicas no Brasil, sob viés psicoantropológico e simbólico”, explicou.

Sobre o autor

Representando a América do Sul, o professor Gomes vice-presidiu e foi embaixador da organização da World Ethnosport Association (WEA), com sede no Canadá e, atualmente, na Letônia, com o convite do professor Alexey Kylasov, presidente-fundador da organização e, atualmente, é vice-reitor de pesquisas na Universidade Internacional de Turismo da Rota da Seda, no Uzbequistão.

Fábio Gomes se mantém como membro do comitê internacional da WEA, do corpo editorial do International Journal of Ethnosport and Traditional Games. A WEA é reconhecida pela Unesco como consultora ad hoc para os esportes e jogos tradicionais e parceira da International Centre of Martial Arts for Youth Development and Engagement under the suspicious of Unesco.

Minicurso sobre Etnoesporte

Quem tiver interesse na história e nas contribuições teórico-metodológicas da temática, o professor convida os pesquisadores a participarem da XXII Semana de Psicologia da UFMA, de tema “30 anos do Curso de Psicologia da UFMA: contando e fazendo história”, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de outubro deste ano. Na ocasião, o docente ofertará o minicurso “Psicologia do Etnoesporte: jogos tradicionais e esportividade étnico-culturais na Amazônia Maranhense”.

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque