Trabalho de aluna do curso de Ciências Biológicas sobre presença de metais pesados na bacia hidrográfica do Rio Bacanga é destaque no programa Rádio Ciência

publicado: 05/04/2022 12h33, última modificação: 05/04/2022 17h31

O programa Rádio Ciência, da Rádio Universidade FM 106,9, destacou, na sexta, 1°, o trabalho de investigação que apura a presença de metais pesados na bacia hidrográfica do Rio Bacanga, por meio da coleta das espécies de peixes tilápia, buribu e camorim. O projeto é encabeçado pela aluna Larissa Pinheiro, do curso de Ciências Biológicas, que faz parte do Laboratório de Ictiologia e Recursos Pesqueiros (Labirpesq), do Departamento de Oceanografia e Limnologia (Deoli) do Câmpus São Luís.

Segundo a estudante, a localização do rio e o crescimento desordenado da capital maranhense são os fatores que determinaram a escolha do estudo sobre a respectiva bacia hidrográfica, que há anos sofre os impactos ambientais advindos da ação humana. Quanto às três espécies, a discente aponta que são biodisponíveis, por isso são os mais indicados para servirem como bioindicadores. A escolha ocorreu após revisão da literatura e conversas com pescadores locais.

A coleta ocorrerá bimestralmente, entre abril e outubro, a fim de abranger o período chuvoso e o de estiagem, com o intuito de observar se há variação ligada ao clima. Larissa afirma que a poluição do rio, em contato com a água, a fauna, a flora e o solo, acarreta a presença de elementos nocivos à saúde humana como, por exemplo, o cádmio e o chumbo. Se confirmada a presença, o próximo passo é estudar a concentração de seis tipos de metais.

Ao final do trabalho, a discente pretende converter os dados em um projeto de Educação Ambiental. O Rádio Ciência vai ao ar, de segunda a sexta, com início às 8h. Para ouvir o programa na íntegra, basta acessar o site da Universidade FM.

Confira abaixo a entrevista:

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque