Terminam, na próxima terça-feira, 10, as inscrições para a Space Week Nordeste 2024

publicado: 06/09/2024 16h33, última modificação: 06/09/2024 16h56
Evento ocorre de 16 a 22 de setembro, na UFMA e no São Luís Shopping
Terminam na próxima terça-feira, 10, as inscrições para a Space Week Nordeste 2024

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) já está em contagem regressiva para a realização da terceira edição da Space Week Nordeste (SWN-2024). Com o tema “Ciência e tecnologias espaciais para benefício da natureza e da sociedade”, a SWN-2024 terá uma vasta programação, com palestras, apresentação de trabalhos e minicursos, além de uma programação especial para o público geral.

Para ter acesso à programação acadêmica, que ocorre de 16 a 20, na UFMA, os interessados têm até a próxima terça-feira, 10, para realizar a inscrição no site do evento. As inscrições têm valores que variam de R$ 50 a R$ 300. Nos dia 21 e 22, as atividades serão no São Luís Shopping, com entrada gratuita.

Durante sete dias da SWN-2024, os onze minicursos e as mais de dez palestras têm o objetivo de chamar atenção para a área aeroespacial e áreas afins, sendo inspiração para os mais jovens e atraindo talentos para esse campo do conhecimento, além de gerar oportunidades de negócios, desenvolvimento científico e tecnológico.

Minicursos e Palestras

Nesta edição, pesquisadores e cientistas nacionais e internacionais ministrarão os minicursos e as palestras com temáticas diversas. A engenheira brasileira de sistemas de espaço profundo da Nasa, Girly Lucena, por exemplo, é presença confirmada e ministrará a palestra “Comunicando-se com o universo”.

Voltado para profissionais e estudantes de Engenharia Aeroespacial, Geopolítica, Gestão Estratégica de Defesa e Segurança Nacional e Direito, o minicurso “Geopolítica e Regulação de Atividades Espaciais” tem trinta vagas disponíveis e o objetivo de compreender o papel do espaço como um domínio estratégico e as implicações geopolíticas das atividades espaciais; analisar a evolução histórica e as tendências atuais da política espacial brasileira e sua inserção no cenário espacial global; conhecer os principais instrumentos jurídicos e normativos que regulam as atividades espaciais, tanto em nível nacional quanto internacional, e identificar as oportunidades e os desafios para o desenvolvimento do setor espacial brasileiro, considerando os aspectos tecnológicos, industriais, científicos e sociais.

Outros temas que serão abordados durante o evento: Observação da Terra para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Monitoramento de eventos extremos de tempo e clima baseados em dados de satélites; New Space: tecnologias e inovações disruptivas; Missões no Espaço Profundo (Deep Space); Economia Aérea e Aeroespacial; A missão SWOT (Surface Water and Ocean Topography).

Confira a programação e palestrantes, clicando aqui.

Space Week Nordeste 2024

Em 2024, Space Week Nordeste, um dos principais eventos sobre Ciência e Tecnologias Espaciais do país, ocorre em São Luís e tem como sede a UFMA. O evento, que populariza as pesquisas e desperta o interesse entre os jovens nessa área, atrai empresas, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas na temática aeroespacial.

Para saber mais sobre a Space Week Nordeste 2024, acesse o site, clicando aqui.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante