Terceiro Simpósio de Literatura Maranhense do Departamento de Letras reúne palestrantes do Maranhão e do Brasil

publicado: 29/03/2023 14h09, última modificação: 29/03/2023 15h16

Nascido em 1823, no município de Caxias, Maranhão, Antônio Gonçalves Dias, mais conhecido como Gonçalves Dias, foi poeta, teatrólogo, jornalista, advogado e etnógrafo de grande notoriedade dentro e fora do estado. Para comemorar seu bicentenário, ocorrerá, nos dias 30 e 31 deste mês, o terceiro Simpósio de Literatura Maranhense, no qual a temática “Nossa terra tem mais África” norteará as atividades, a fim de explorar as múltiplas participações da figura do homem negro dentro da literatura maranhense.

Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas do Departamento de Letras (Gelma) do Centro de Ciências Humanas (CCH), Cidade Universitária, a iniciativa busca conquistar participantes de diversas áreas do Brasil. Em formato totalmente on-line, utilizando a plataforma Google Meet, o evento explorará o Grupo Maranhense, do qual o poeta maranhense fez parte, além de escritores e escritoras contemporâneos do estado.

Na programação de quinta-feira, a abertura das atividades matinais será composta pela mostra “Homenagem a Gonçalves Dias”, em celebração ao autor. Em seguida, a conferência “Africanidades na Literatura Maranhense: Gonçalves Dias, Trajano Galvão e Agontimé” será ministrada pelo professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Henrique Borralho. Em seguida, o membro da Academia Maranhense de Letras (AML) e graduado pela UFMA José Neres discutirá sobre “O Negro na Poesia de Hemetério dos Santos”.

A retomada ocorrerá a partir das 14h com a palestra “A África em Úrsula, de Maria Firmina dos Reis”, pela professora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da UFMA Régia Agostinho. À noite, o Café Literário reunirá os poetas Wescley Brito, Samara Volpony e João Batista Carvalho, com coordenação de Adriana Franco, às 18h.

Na manhã do dia seguinte haverá as palestras “A Terra e o Texto: Salgado Maranhão e a Canção do Exílio”, do professor dos programas de graduação e pós-graduação em Letras Rafael Campos Quevedo; e “As Influências Africanas na Formação Cultural Maranhense”, pelo docente da UFMA Rosenverck Estrela Santos, além da Sessão de Comunicações.

No período da tarde, a professora da Universidade Samara Santos Araújo ministrará a palestra “Desqualificação Epistêmica e Negação Ontológica: um Olhar sobre Autorias Negras e o Cânone Literário”. O sociólogo do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (IFCH-Unicamp) palestrará sobre “A República em Branco e Negro: Uma Interpretação de ‘A Nova Aurora', de Astolfo Marques”.

Aos interessados em acompanharem o Simpósio, basta realizar a inscrição no site do evento. Com duração de vinte horas, o ouvinte terá direito a certificado de participação, ao final das atividades.

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro