Terceira consulta pública para elaboração do PDI da UFMA será encerrada nesta sexta-feira, 13

publicado: 13/08/2021 12h57, última modificação: 14/08/2021 21h44

Será encerrada, nesta sexta-feira, 13, a terceira consulta pública relativa ao processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o período de 2022-2026, da Universidade Federal do Maranhão. O PDI é um documento institucional que define as estratégias para o alcance de metas e objetivos da Universidade durante os próximos cinco anos.

Esta etapa conta com a participação de toda a comunidade acadêmica, que deve contribuir enviando sugestões de melhoria para a UFMA de duas maneiras: individualmente, por meio de formulário eletrônico, e, também, a partir da sugestão aos centros e câmpus, desde que as sugestões sejam incluídas em um documento consolidado de manifestação, que posteriormente será encaminhado à Comissão Executiva do PDI.

É importante destacar que a terceira consulta pública recebe sugestões e oportunidades de melhorias com base nos eixos temáticos do novo PDI e pode ser acessado até hoje, 13 de agosto, tanto pelo público universitário, quanto pela sociedade em geral, pelo formulário eletrônico.

Com o objetivo de fortalecer o diálogo e a participação na construção do PDI, estiveram reunidos, no começo deste mês, a equipe executiva do PDI, representados pelo pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), Walber Lins Pontes, e pela diretora de Gestão, Modernização e Transparência (DGMT), Aline Álvares Melo, com os diretores dos centros e câmpus da UFMA.

Saiba Mais

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento obrigatório imposto pelo MEC por meio do Decreto nº 5.773/2006, revogado pelo Decreto nº 9.235/2017, elaborado pelas Universidades Públicas, sendo o principal instrumento de gestão, por conter informações que definem a missão da Universidade e os meios para concretizar suas metas em um determinado período. Contempla o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos e deve articular-se com a manutenção de padrões de qualidade e orçamento institucional.

O PDI serve para orientar a formulação de estratégias para o planejamento, desenvolvimento, a avaliação e gestão do órgão, com base em indicadores, projetos de pesquisa e extensão de qualidade e de inovação tecnológica para toda a comunidade acadêmica.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Laís Gomes