VISITAS INSTITUCIONAIS

Superintendente do Iphan realiza visita de cortesia ao reitor da UFMA nesta terça-feira, 26

publicado: 26/12/2023 14h03, última modificação: 26/12/2023 15h55

Na manhã desta terça-feira, 26, a Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Lena Carolina Brandão, realizou uma visita de cortesia ao reitor da UFMA, Fernando Carvalho, com o propósito de fortalecer os vínculos entre as instituições e discutir parcerias para o ano de 2024.

Acompanhada por sua equipe, a Superintendente do Iphan foi recebida pelo reitor da UFMA, pelo vice-reitor, Leonardo Soares; pelo Superintendente da Sinfra da UFMA, Guilherme Abreu; e pela pró-reitora da Ageufma, Flávia Nascimento.

Durante a reunião, Lena enfatizou a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural, destacando a riqueza do acervo presente no Estado do Maranhão. Ela expressou o interesse do Iphan em estreitar colaborações com instituições de ensino, visando promover ações conjuntas que contribuam para a valorização e conservação do patrimônio cultural brasileiro. Desde 2015, UFMA e Iphan têm se dedicado à revitalização e restauração de prédios e monumentos históricos em São Luís e em outros municípios do Maranhão.

“A visita de hoje teve o propósito de reiterar a significativa parceria existente entre o Iphan e a UFMA. Além disso, aproveitamos a oportunidade para parabenizar o novo reitor, Fernando, e reafirmar que estamos sempre à disposição. Hoje, a UFMA é um dos principais parceiros do Iphan; com a Universidade, nós temos projetos muito importantes, como a reforma do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (Sioge), que vai ser um centro de guarda e um uso de arqueologia; o Palácio das Lágrimas, que foi assinado recentemente e a retomada de um prédio muito importante não só para nós, como para toda a comunidade, que terá um prédio histórico de memória, que levará a vida acadêmica para o centro; temos também o Teatro Tablado, que esperamos que seja inaugurado ainda no primeiro semestre; e, o prédio em Alcântara chamado Cavalo de Troia, em que estamos fazendo obras para estabilização. Fora isso, temos diversas parcerias por meio de Transferência de Execução Direta (TED) com grupos de pesquisas, realizando, por exemplo, mapeamento dos grupos de samba, tambor de crioula, capoeira, entre outros. Tudo isso é muito importante, esperamos continuar essa parceria em 2024” explicou a Superintendente do Iphan, Lena Brandão.

Visita de Cortesia da Superintendência do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional - 26.12.23

O reitor da UFMA destacou a relevância da parceria entre a universidade e o órgão responsável pela preservação do patrimônio. Fernando salientou a importância da educação patrimonial como ferramenta de conscientização e valorização da cultura local, enfatizando o papel fundamental das instituições de ensino nesse processo.

“Hoje recebemos a equipe do Iphan, com quem discutimos os diversos projetos em andamento na Universidade. Em breve, teremos inaugurações significativas, incluindo o prédio do Sioge, o Palácio das Lágrimas e o Teatro Tablado. O Palácio das Lágrimas está na etapa final do projeto, enquanto as demais obras estão bem adiantadas. Certamente, em breve, teremos mais prédios no Centro Histórico, desempenhando um papel crucial na revitalização dessa área essencial para o turismo de São Luís” pontuou o reitor da UFMA, Fernando Carvalho.

A visita de cortesia da Superintendente do Iphan à UFMA representa um passo significativo na construção de parcerias que podem resultar em benefícios duradouros para a preservação e promoção do patrimônio cultural brasileiro, especialmente no contexto histórico do Estado do Maranhão.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Gabriel Jansen