Superintendência de Tecnologia da Informação realizará inventário automatizado do parque tecnológico da Universidade

publicado: 18/02/2022 18h19, última modificação: 20/02/2022 12h18

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação, iniciará, a partir dessa segunda-feira, 21, o levantamento do parque tecnológico de computadores da Cidade Universitária. Para o reitor Natalino Salgado, a ação está alinhada ao objetivo de modernização e inovação proposta para a comunidade universitária.

"Nós iremos às áreas para conhecer a defasagem tecnológica dos equipamentos e o sistema integrado que será implantado fará esse inventário automaticamente. Teremos um raio-x completo de como está o nosso parque tecnológico. O resultado desse trabalho coletivo fornecerá informações importantes como, por exemplo, os computadores com configuração defasada ou que tenham superado seu tempo de vida útil, o que subsidiará a elaboração de melhor planejamento de substituição e gestão do parque de computadores da UFMA", disse o reitor.

O inventário servirá para diagnosticar o atual perfil do parque tecnológico de computadores da Universidade. Toda a ação será feita por meio da instalação do software OCS Inventory em cada equipamento. Essa ação permitirá a obtenção, de forma totalmente automatizada, das atuais configurações dos equipamentos instalados em nossa rede de computadores, explica o superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Maia.

Pelo cronograma, as primeiras visitas da equipe serão feitas à Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência e à Superintendência de Tecnologia da Informação, de 21 de fevereiro a 8 de março. Contudo a ação será paralela em outros setores também, a exemplo das visitas à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e à Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) entre os dias 3 e 11 de março. De 9 a 22 de março, a ação ocorrerá nas dependências da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e de 14 a 25 de março, será a vez de levantar os dados dos computadores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). No final desse mesmo mês, em 28 de março, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

A iniciativa prosseguirá em abril na Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), de 4 a 12 de abril, e na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), entre os dias 13 e 20 do mesmo mês. O foco da STI, inicialmente, será as áreas administrativas, em seguida a ação será feita nas unidades e subunidades acadêmicas de São Luís e do continente.

A ação é coordenada pela diretor de Governança de Tecnologia da Informação, Osvaldo Silva Júnior; pelo diretor de Infraestrutura e Segurança da Informação, Leônidas Cipriano Leal Neto; e pelo coordenador de Serviços de TI, André Luís França da Silva, com o objetivo estratégico de melhorar a gestão de ativos de tecnologia da informação da Universidade.

A equipe responsável pelo projeto inovador destaca que, para o sucesso dessa iniciativa, é fundamental que as unidades estejam atentas ao calendário publicado e se organizem realizando um cronograma local a fim de que todas as salas possam ter um colaborador que permita o acesso aos ambientes físicos para a instalação do software.

Por: DCom