Submissão de trabalhos para o Workshop Mulheres e Resistência(s) no Império Português será encerrada na quarta, 30

publicado: 28/06/2021 18h25, última modificação: 28/06/2021 18h51

De forma remota e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Rede – Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com o Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, entre os dias 18 e 20 de outubro, ocorrerá o Workshop “Mulheres e Resistência(s) no Império Português”.

Para os interessados que desejarem enviar trabalhos para apresentação, o prazo limite é a próxima quarta-feira, 30, pelo e-mail , com previsão do resultado dos trabalhos selecionados para o dia 15 de agosto. Já os ouvintes poderão acompanhar as apresentações e as atividades simultaneamente, pelo canal do YouTube do CHAM – Centro de Humanidades.

Segundo Marize Helena de Campos, docente do Departamento de História (Dehis) e do ProfHistória da UFMA e uma das organizadoras da atividade, o intuito desse Workshop é agregar investigações desenvolvidas com base em diversos prismas, promovendo um profícuo diálogo entre os investigadores e abarcando uma significativa diversidade de trabalhos e reflexões sobre as múltiplas resistências nas suas várias formas.

O workshop Mulheres e Resistência(s) no Império Português propõe a abordagem de estudos relacionados a práticas de resistências, destacando os processos migratórios e povoamento, redes de sociabilidades, trajetórias de vida, estratégias de sobrevivência, saberes e práticas de saúde, religião, política, educação, comportamentos e vestimentas, além das dimensões e narrativas historiográficas”, detalhou.

Informações acerca do Workshop podem ser obtidas pelo e-mail , pelo Facebook e/ou pelo site do evento.

Por: Allan Potter

Produção: Marcos Paulo Albuquerque