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Submissão de trabalhos aberta para o VII Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGCEO) e do Laboratório de Extensão, Pesquisa e Ensino em Geografia (Lepeng), abriu as inscrições para submissão de trabalhos para o VII Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia (Erepeg). O evento será realizado de forma presencial, entre os dias 2 e 4 de julho, no câmpus da UFMA em São Luís e terá como tema "Práticas Geográficas: Construindo Saberes com Inclusão".
O Erepeg se consolidou como um espaço fundamental para a troca de conhecimentos e experiências sobre o ensino de Geografia, reunindo pesquisadores, docentes da educação básica e superior, estudantes e demais profissionais da área. Segundo a coordenadora do evento, Irecer Portela, o evento possibilita não apenas a divulgação de pesquisas, mas também um diálogo próximo com a comunidade.
“A importância do Erepeg se dá pela promoção de um espaço de formação e reflexividade e divulgação das pesquisas, bem como possibilita conhecer as necessidades da comunidade e travar diálogos mais aproximados para se pensarem ações capazes de resolver ou minimizar o que incomoda ou inquieta”, pontou a coordenadora.
O evento se propõe a debater formas de tornar o ensino de Geografia mais inclusivo e alinhado às necessidades da sociedade atual. Para a coordenadora, a constante reflexão sobre as práticas pedagógicas é essencial para a melhoria da educação. “Em questão de educação, não podemos ficar estáticos, e os professores precisam estar constantemente integrando teoria e prática. Assim, percebemos, neste primeiro quarto do século XXI, que a sociedade tem apresentado sua inquietação com a necessidade de se cuidar/olhar a todos numa diversidade de pessoas com ritmos diferentes e necessidades específicas, o que tem provocado professores e pesquisadores a construírem saberes com inclusão”, ressaltou.
Além da apresentação de trabalhos, o VII Erepeg contará com palestras ministradas por professores renomados, minicursos e exposições de materiais didáticos voltados para a educação inclusiva. O evento contará com palestras com professores renomados no ensino de Geografia e minicursos.
Submissão de Trabalhos
Os interessados em apresentar seus trabalhos podem submeter os resumos até o dia 30 de abril pelo site do evento, disponível aqui. Após o aceite da proposta, os autores deverão confirmar a inscrição e submeter o texto completo conforme as orientações fornecidas pela organização.
Cada participante pode submeter até três trabalhos (como autor e coautor), e cada trabalho pode ter até três coautores. A submissão deve ser feita apenas por um dos autores, para evitar duplicidade no sistema, os resumos devem conter até 500 palavras e se encaixar em um dos seguintes Grupos de Trabalho (GTs):
- Currículo, BNCC e formação docente em Geografia: aborda os desafios e impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na formação e atuação dos professores de Geografia.
- Metodologias interdisciplinares na formação de professores de Geografia: discute práticas pedagógicas que integram diferentes áreas do conhecimento para um ensino mais dinâmico.
- Tecnologias educacionais e inovação no ensino de Geografia: explora o uso de novas tecnologias no ensino e na aprendizagem da disciplina.
- Diversidades, movimentos e ensino da Geografia: analisa como a diversidade social e os movimentos sociais impactam a prática docente em Geografia.
- Infâncias, juventudes e a Geografia Escolar: investiga as relações entre o ensino da Geografia e as diferentes fases do desenvolvimento dos alunos.
- Geografia escolar: desafios e possibilidades na educação: debate os principais obstáculos e oportunidades para o ensino da disciplina nos dias atuais.
Inscrições abertas
Além da submissão de trabalhos, as inscrições para ouvintes já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 2 de julho pelo mesmo site. A coordenadora do evento reforça o convite para que estudantes e profissionais da educação participem ativamente: “Convidamos os estudantes de graduação, pós-graduação, professores, a sociedade e todos aqueles que atuam na educação para somar com as discussões e conhecer os resultados de amplas pesquisas na educação inclusiva, formação de professores e, em especial, na Geografia”, afirmou.
A expectativa da organização é que o evento contribua para o fortalecimento do ensino de Geografia, promovendo discussões que ampliem a formação docente e incentivem o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.
A UFMA, por meio do PPGEO e do Lepeng, reafirma seu compromisso com a pesquisa, a formação docente e a democratização do conhecimento, proporcionando espaços como o VII Erepeg para a construção coletiva de saberes no ensino da Geografia.
Por: Geovanna Selma
Revisão: Jáder Cavalcante