Notícias
STI implanta sistema para emissão de certificados digitais e também impulsiona eventos no canal do YouTube
SÃO LUÍS - Neste ano, por conta da pandemia, a Universidade Federal do Maranhão precisou criar, recriar e inovar nas mais diversas áreas. Uma delas que ficou em bastante evidência, sendo fundamental para as atividades remotas, é a área de tecnologia. Na UFMA, esse setor fica sob a responsabilidade da Superintendência de Tecnologia da Informação, que, de forma engajada e comprometida, buscou oferecer os melhores serviços para que, mesmo remotamente, as atividades da Universidade não fossem interrompidas.
Logo no início da pandemia, uma das primeiras atitudes foi aprimorar o Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), no qual os organizadores das atividades poderiam cadastrar seus eventos e, no final, emitir eletronicamente os certificados de participação. Foram realizados 605 eventos virtualmente, utilizando a plataforma, neste período de pandemia.
A adesão da UFMA quanto à emissão de certificados digitais dinamiza o tempo de recebimento dos certificados, facilitando, inclusive, no seu controle, de forma que o participante, ao emiti-lo, poderá salvar em alguma mídia, seja pendrive, e-mail, nuvem, entre outras, além de contribuir para a sustentabilidade, evitando a impressão do material.
Outras ações, como organização do Google Meet e do Microsoft Teams para reuniões, aulas, conferências, webinários e demais atividades, também foram ações da STI. Um ponto que também merece destaque, foi a criação do canal da STI para transmissão dos eventos acadêmicos da Universidade, assim, não haveria a necessidade de os organizadores do eventos criarem um canal apenas para transmissão das suas atividades que, em muitos casos, ocorrem somente durante semanas.
Assim, com muito estudo, dinamismo e aprimoramento, a equipe de tecnologia da informação, por meio dos seus equipamentos, auxiliaram diversos eventos realizando as transmissões direto para o canal do STI. Muitos dos eventos eram realizados via Google Meet e, com o apoio da STI, eram transmitidos para o YouTube a fim de ter um alcance maior de participação, visto que, no Meet, o limite é de 250 pessoas. Até o momento, o canal já possui 1.660 inscritos.
Acessando o canal, é possível conferir todas as transmissões realizadas, para isso, clique aqui, e não deixe de se inscrever e ativar as notificações.
O canal STI UFMA, nos últimos 28 dias, teve 7.467 visualizações, chegando a mais de 2,6 mil horas de exibição, e uma média de 32.825 visualizações, somente em 2020, atingindo um total de nove mil horas de exibição.
Revisão: Jáder Cavalcante
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 24/12/2020 08:59