STI apresenta Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2022-2027

publicado: 22/07/2022 17h09, última modificação: 25/07/2022 10h24

Nesta sexta-feira, 22, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) realizou, no auditório Sérgio Ferretti, um encontro para apresentar para a equipe técnica da superintendência o seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC). O PDTIC que começa este ano e encerrará em 2027 visa atingir os objetivos da Universidade por meio de alinhamentos do Plano de Desenvolvimento Institucional.

O PDTIC é um plano que engloba todas as áreas de ensino, a pesquisa, a gestão e a extensão, que refletem todo o planejamento em metas, ações e entregas de resultado. O reitor Natalino Salgado reiterou que o desenvolvimento tecnológico e a modernização são políticas de investimentos que deram sustentabilidade e ações à STI implementada no período da pandemia. “Uma Universidade que visa ensinar, pesquisar e desenvolver ciência precisa de planejamento. Modernizamos a estrutura do nosso regimento e estatuto que atendem aos órgãos de controle para melhorar o processo e facilitar a vida dos discentes, docentes e servidores da UFMA”, destacou.

O reitor relembrou que vem investindo na tecnologia desde a época do seu primeiro mandato eleitoral, em 2007, tempo em que ainda não havia um sistema acadêmico na UFMA. Para ele, a presença do STI é substancial em relação à velocidade e ao conhecimento que se têm hoje na área da tecnologia. “De maneira análoga ao coração, que precisa bombear e pulsar para poder colocar sangue nas artérias, para regar os órgãos e manter o corpo humano vivo, hoje a Universidade para e não funciona se o nosso STI não funcionar, haja vista que o sistema é o responsável por modernizar as áreas de gestão, administração, as pró-reitoras de Ensino, Pesquisa e Extensão, ou seja, tudo que se produz na Instituição”, exemplificou o professor.

Processo de criação do PDTIC

Conforme disse o superintendente de Tecnologia da Informação da UFMA, Anilton Bezerra Maia, o processo de criação do plano seguiu uma metodologia por meio da elaboração de diagnóstico; do inventário das necessidades das áreas em que se podem trabalhar os planos de metas e ações aprovadas no Comitê de Governança, Transparência e Gestão; e do planejamento e da aprovação desse plano no Conselho Universitário da UFMA.

O Plano Diretor engloba, dentro de seus objetivos estratégicos, atender à macronecessidade das áreas da Universidade para prestar serviços à infraestrutura, aos sistemas e processos gerando resultados para a instituição e entregar um plano executado durante esses anos de atuação. “Atualmente, a UFMA tem passado por um profundo processo de transformação digital, graças aos investimentos feitos pela alta gestão, bem como pelo compromisso que a STI tem em entregar resultados contínuos, portanto o PDTIC vai colaborar e ratificar, ainda mais, os resultados via entregas periódicas”, explicou Anilton Maia.

Apresentação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação PDTIC 2022-2027 - 22-07-2022

A importância do planejamento na Universidade

A superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, Joyce Santos Lages, ministrou uma palestra sobre a vitalidade do planejamento como uma gestão organizada e fortalecida para uma instituição. “Fazer um evento que congrega toda a equipe técnica para discutir o planejamento estratégico da unidade é fundamental, pois, isso assegura que eles vão se apropriar dos processos de planejamento que são efetivados de maneira coletiva garantindo o progresso do trabalho”, ressaltou.

Ela pontuou que o planejamento é dinâmico, ou seja, nem tudo que é planejado, será executado. “Para uma organização como a UFMA – que lida com número gigantesco de alunos, professores e servidores de diversos câmpus, e que comporta uma estrutura organizada e planejada – é essencial que tanto a Universidade como seus profissionais se apoderem do conhecimento se sentindo parte do processo”, acrescentou.

O diretor de Governança de Tecnologia da Informação da UFMA, Osvaldo Silva Junior, ficou responsável por ministrar uma palestra sobre preparação e diagnóstico, em que é feita uma análise do planejamento dos anos anteriores. Na programação, também foi incluída a apresentação de uma análise do referencial estratégico da área de tecnologia da informação. “Todo o investimento da tecnologia da informação precisa ser trabalhado com cuidado, uma vez que essas ações servem para dar suporte à UFMA, entretanto deve ser feito com planejamento. Assim, é exigência legal que façamos um planejamento próprio dessa área alinhado às ações da instituição”, lembrou.

Por: Lucas Araújo

Fotografias: Bruno Goulart