Notícias
Space Week Nordeste 2024 prorroga inscrições até sexta-feira, 13
As inscrições para os minicursos e a apresentação de trabalhos científicos da Space Week Nordeste 2024 (SWN-2024) foram prorrogadas até essa sexta-feira, 13. Realizado entre os dias 16 e 22 de setembro, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Earth Observation Labomar Laboratory (EOLLAb), do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC), o evento tem como tema “Ciência e Tecnologias Espaciais para o Benefício da Natureza e da Sociedade”.
Na UFMA, a programação será realizada entre os dias 16 e 20, com aproximadamente 600 participantes, entre professores, pesquisadores e estudantes nacionais e estrangeiros. Nos dias 21 e 22, o evento será no Shopping São Luís, com atividades abertas ao público. Estima-se um público de seis mil pessoas.
A SWN-2024 inclui palestras sobre comunicação espacial, exoplanetas e sustentabilidade, além de minicursos práticos sobre temas como nanossatélites e processamento de dados de satélites. Ao todo, serão oferecidos onze minicursos, cerca de vinte palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos. Os melhores trabalhos serão premiados ao final do evento.
Minicursos e Palestras
Nesta edição, pesquisadores e cientistas nacionais e internacionais ministrarão os minicursos e as palestras com temáticas diversas. A engenheira brasileira de sistemas de espaço profundo da Nasa, Girly Lucena, por exemplo, é presença confirmada e ministrará a palestra “Comunicando-se com o universo”.
Voltado para profissionais e estudantes de Engenharia Aeroespacial, Geopolítica, Gestão Estratégica de Defesa e Segurança Nacional e Direito, o minicurso “Geopolítica e Regulação de Atividades Espaciais” tem trinta vagas disponíveis e o objetivo de compreender o papel do espaço como um domínio estratégico e as implicações geopolíticas das atividades espaciais; analisar a evolução histórica e as tendências atuais da política espacial brasileira e sua inserção no cenário espacial global; conhecer os principais instrumentos jurídicos e normativos que regulam as atividades espaciais, tanto em nível nacional quanto internacional, e identificar as oportunidades e os desafios para o desenvolvimento do setor espacial brasileiro, considerando os aspectos tecnológicos, industriais, científicos e sociais.
Outros temas que serão abordados durante o evento: Observação da Terra para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Monitoramento de eventos extremos de tempo e clima baseados em dados de satélites; New Space: tecnologias e inovações disruptivas; Missões no Espaço Profundo (Deep Space); Economia Aérea e Aeroespacial; A missão SWOT (Surface Water and Ocean Topography).
Confira a programação e palestrantes, clicando aqui.
Por: Sarah Dantas e Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante