Solenidade virtual marca o Jubileu de Prata da Universidade Integrada da Terceira Idade

publicado: 04/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS - Em comemoração aos 25 anos de existência da Universidade da Terceira Idade (Uniti), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão, foi realizada uma cerimônia virtual na quinta-feira, 3, que contou com o reitor Natalino Salgado, o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, o diretor de Extensão da UFMA, Saulo Ribeiro dos Santos, a chefe de Divisão da Uniti, Maíra Teresa Rocha, entre outras autoridades, docentes e discentes.

Durante o evento, foram exibidos vídeos de alunos, professores, equipe técnica que compõem a Uniti, e o depoimento da assistente social da Uniti, Maria Lúcia Pereira, que relataram suas experiências e trajetória no projeto, bem como relembraram a história da Uniti. Além disso, foi apresentado um musical pelo coral da Universidade.

Na oportunidade, a pró-reitora de Extensão e Cultura lembrou sobre o momento de resiliência pelo qual a Uniti precisou passar. “A Uniti não é só um projeto, mas faz parte da Proec, isso é reconhecimento, é modernização, é inovação. Muitas vezes ligam a modernização à tecnologia, mas essa é uma inovação social que se faz com pessoas e processos. Nada é tão inovador quanto a Uniti Virtual, quanto à disposição de todos que fazem a Uniti, de encarar e seguir em frente, e a Uniti faz isso com coragem e com garra”, comentou Zefinha Bentivi.

O reitor Natalino Salgado destacou a importância da Uniti para a sociedade maranhense. “Quero expressar a minha alegria, minha satisfação e parabenizar a todos: alunos, servidores, todos que abraçam essa causa, todos os parceiros que colaboraram, e dizer que esse é um projeto de grande sucesso. Precisamos ter uma política que cada vez mais amplie esse cuidado com o idoso, pois se se preocupa muito com a educação do jovem, mas o aprendizado e a experiência não têm idade, e uma universidade para esse grupo tem resultados muito satisfatórios”, declarou.

Ao final da cerimônia, a coordenadora da Uniti, Hortência Maciel Gago Araújo, que estava presente na UFMA, direcionou-se ao bolo e todos cantaram parabéns.

Saiba mais

A Uniti é um projeto que surgiu em 1995, por meio de uma parceria entre a UFMA, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Secretaria de Estado de Administração e Previdência Social (Seaps), com o objetivo de promover melhor qualidade de vida para a pessoa idosa, com integração e apoio para o bom envelhecer. O curso também tem o intuito de fortalecer as ligações sociais do idoso e afirmar o protagonismo social deste como cidadão ativo e sujeito psicoemocional.

O projeto conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Governo do Maranhão, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev). Outra parceria consolidada é com a Prefeitura de Paço do Lumiar, via Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Paço do Lumiar (PrevPaço), ofertando turmas para moradores locais.

Atualmente, em razão da pandemia da covid-19, as atividades estão restritas à modalidade remota. O projeto virtual disponibilizou videoaulas por meio do Youtube e reuniões em videoconferência, com foco na inclusão digital dos alunos e estímulo ao uso de ferramentas on-line. A iniciativa contribui também para a manutenção da saúde mental, via interações sociais no atual período de isolamento social.

Conheça mais sobre a Uniti no texto Celebração de 25 anos de fundação da UNITI ocorre hoje, às 17h, de forma on-line.

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante