Solenidade marca a reinauguração do Laboratório de Ictiologia e Recursos Pesqueiros nesta sexta-feira, 18

publicado: 18/03/2022 20h08, última modificação: 18/03/2022 20h08

Após apenas três meses de reformas, foi reinaugurado, na tarde desta sexta-feira, 18, o Laboratório de Ictiologia e Recursos Pesqueiros (Labirpesq) do Departamento de Oceanografia e Limnologia (Deoli), em cerimônia que contou com a presença do reitor Natalino Salgado e de docentes e estudantes das graduações em Biologia e em Oceanografia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema). Mais que uma renovada estrutural, o espaço foi reorganizado e agora conta com dois ambientes, um para ações administrativas e de ensino e outro para atividades práticas com espécies de peixes.

A sala do chamado “Laboratório Seco” foi batizada com o nome da professora Maria Marlúcia Ferreira Correia, representada na solenidade por seu filho, o dentista Marlos Ferreira Correia. A docente, hoje com 80 anos, é uma das docentes mais importantes da história da Universidade Federal do Maranhão, tendo entrado para lecionar na instituição no ano de 1969, apenas três anos depois da fundação da própria Universidade, em 1966. Graduada em Farmácia, foi fundadora do curso de Biologia da UFMA, que deu origem mais tarde ao curso de Ciências Aquáticas, hoje graduação em Oceanografia.

“Ela ficou bem feliz e pediu que eu escolhesse algumas palavras para o discurso de hoje. Uma de minhas lembranças mais marcantes era quando ela me trazia para a Universidade e isso começou lá no prédio do ILA. Ela quem deu o pontapé para a fundação do curso de Biologia e para que este fosse reconhecido nacionalmente. Todos os filhos deram parabéns a ela pela homenagem, ficamos muito felizes”, declarou Marlos Correia, mencionando o antigo prédio do ILA, hoje sede do curso de Medicina do Câmpus São Luís, localizado na Praça Gonçalves Dias, Centro.

A sala que recebe o nome da professora hoje conta com armários, computadores, microscópios, lupas, serra metalográfica, espaço para higienização, entre outros móveis e aparatos. O segundo espaço do Labirpesq, batizado de “Laboratório Molhado”, servirá análises morfológicas e morfométricas das espécies de peixes coletadas, por meio de ictiômetro, tesoura, pinça, balança, bisturi e outros mais. “Isso facilita aos alunos, que contam agora com mais estrutura, conforto e equipamentos. Viabiliza que os discentes permaneçam por bastante tempo durante o dia, com trabalhos simultâneos nos dois ambientes”, ponderou o chefe do Departamento e vice-coordenador do curso de Oceanografia, Marcelo Henrique Lopes Silva.

REINAUGURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ICTIOLOGIA E RECURSOS PESQUEIROS - 18-03-2022

O pró-reitor de Asssitência Estudantil da UFMA e professor de Oceanografia, Leonardo Soares, demonstrou muita satisfação por fazer parte do momento e expressou seu orgulho em representar a respectiva graduação nas ações da Administração Superior. Ele também ressaltou todo o trabalho e dedicação empenhados para as iniciativas e projetos institucionais, tal como a reinauguração do Labirpesq. Em seguida, a coordenadora do Prodema, Samara Aranha Eschrique, enfatizou a importância da renovação do espaço para as atividades científicas da Universidade na área de ciências aquáticas: “Eu já ouvia sobre este laboratorios quando ainda fazia mestrado no Ceará. Este espaço mostra a força da pesquisa do Nordeste e a qualidade de nosso trabalho”.

O reitor Natalino Salgado fez menção à criação do curso e deixou uma mensagem aos alunos participantes da cerimônia: “Vocês podem voltar como docentes para esta universidade futuramente. Muitos dos professores aqui presentes entraram na Universidade em concursos realizados na minha gestão, então se dediquem bastante. Eu, como professor, posso dizer que nós aprendemos muito com vocês também no dia a dia, pois estamos juntos construindo uma universidade cada vez mais forte, com grandes projetos educacionais”.

Por: Luciano Santos

Fotos: Sansão Hortegal