Notícias

Solenidade de lançamento da Coletânea “Atualização em Saúde Coletiva” ocorre nesta segunda-feira, 27

publicado: 27/12/2021 14h03, última modificação: 27/12/2021 14h45
Solenidade de lançamento da Coletânea “Atualização em Saúde Coletiva” ocorre nesta segunda-feira, 27.png

O departamento de Saúde Pública da UFMA realiza, nesta segunda-feira, 27, com início às 19 horas, em formato virtual, a solenidade de lançamento da Coletânea “Atualização em Saúde Coletiva”, produzida por docentes do curso de Especialização em Saúde Coletiva, com ênfase na Interprofissionalidade em Saúde/UF, coordenado pelas docentes Silvia Viana e Rejane Queiroz. O evento contará com a participação da coordenadora do Projeto junto à Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública da FIOCRUZ, Rosa Maria Pinheiro Souza.

A coletânea é composta por seis livros, que abordam temáticas voltadas para Vigilância em Saúde, Financiamento em Saúde, Construção Social das Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Avaliação em Saúde, Atenção Primária em Saúde, Informação em Saúde e estudos epidemiológicos, e Planejamento, Programação e Educação em Saúde. Também será lançado o livro "Compilados dos resumos dos projetos de intervenção com ênfase na intersetorialidade".

Os livros visam contribuir com a formação e atualização de sanitaristas neste momento de crise nos sistemas de saúde e de educação mundiais. "Estudos apontam para a necessidade de profissionais de saúde com olhar ampliado sobre o processo saúde-doença, capazes de dar resposta às complexas demandas da população e com competências para a atenção centrada em pessoas, famílias e comunidades como parte de equipes de saúde resolutivas, o que seguramente contribuiu para o alcance do objetivo geral do curso, que é qualificar profissionais para atuação nos serviços públicos de saúde do Estado do Maranhão, por meio do desenvolvimento de habilidades e estratégias da educação interprofissional para a execução de intervenções pactuadas e contextualizadas, com vista à prevenção e promoção da saúde e à qualidade de vida dos usuários da rede de saúde", detalhou a professora Silvia Viana.

Por: Sansão Hortegal

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: