Solenidade de colação de grau dos Câmpus de Codó e Pinheiro é realizada de forma virtual com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube

publicado: 10/12/2021 11h19, última modificação: 13/12/2021 07h54

Na noite do dia 26 de novembro, foi realizada, de forma virtual, a solenidade de Colação de Grau do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia (CCHNST) dos Câmpus de Codó e Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão, referente ao primeiro semestre de 2021. A cerimônia, em que foi outorgado o grau aos formandos dos cursos de Ciências Humanas – Filosofia, Ciências Humanas – História, Ciências Naturais – Biologia, Enfermagem e Engenharia de Pesca, foi presidida pelo vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, e transmitida pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A paraninfa oficial, professora Rayssa Valéria Carvalho Saraiva, do curso de Ciências Naturais – Biologia, proferiu o discurso em nome dos demais paraninfos dos formandos. “Em nossa profissão, deixamos marcas. A partir de hoje, cada um terá a oportunidade de deixar a sua. Por isso eu trouxe alguns conselhos. Primeiro, tenhamos persistência na busca por nossos sonhos. Lembrem que vocês passaram semestres no ensino remoto, num sistema totalmente diferente do que estavam acostumados, vocês foram vitoriosos e estão aqui comprovando isso. Aconselho a todos que não percam a vontade de aprender. Continuemos a busca conhecimento para que alcancemos nossos sonhos profissionais”, declarou.

A oradora oficial, Alice Juliana de Sousa, do curso de Ciências Naturais – Biologia, representando todos os formandos, proferiu o discurso de formatura: “Para alcançarmos os nossos triunfos acadêmicos, carregamos a bagagem recheada de coragem, fé, ousadia, disciplina, esforço, superação e dedicação. Enfrentamos o estresse emocional, a pressão psicológica, os medos, os fracassos, o cansaço, as cobranças, as responsabilidades e outras tantas barreiras para irmos além dos destinos que nos foram traçados. Esse sentimento agora é substituído agora pela sensação de dever cumprido”, destacou.

Em nome dos diretores dos Câmpus de Codó e Pinheiro da UFMA, o vice-reitor Marcos Fábio saudou a todos os presentes, formandos, familiares e amigos. “Para nós, é muito gratificante fazer parte deste momento com vocês. Todo aluno, toda aluna que se forma representa o esforço institucional para contribuir com o desenvolvimento do Estado do Maranhão, esforço esse que envolve professores, gestores, técnicos administrativos, colaboradores terceirizados, familiares, amigos e vocês próprios, e que valeu a pena”, ressaltou.

Também participaram da mesa virtual o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Fontes; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marília Cristine Valente Viana; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Silva Soares; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Josefa Bentivi Andrade; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização Fernando Carvalho Silva; a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra; a superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Santos Lages; o diretor do Câmpus de Codó Arlani Manuel Silva Vieira; e o diretor do Câmpus de Pinheiro Alexandre Vitor de Lima Fonseca.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque