Solenidade de abertura XIII Encontro Maranhense de História da Educação contou com debate sobre “Cultura material escolar na gramática da escola” em transmissão pelo Youtube

publicado: 08/07/2021 18h14, última modificação: 08/07/2021 22h28

Na tarde de terça-feira, 6, ocorreu, de forma virtual, a solenidade de abertura do XIII Encontro Maranhense de História da Educação (Emhe), promovido pelo Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras do Maranhão (Nedhel). Com a temática “Cultura material escolar na gramática da escola”, o evento foi transmitido no Youtube pelo canal do Nedhel.

O vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Marcos Fábio de Belo Matos, parabenizou os coordenadores do evento e ressaltou a importância do encontro para o contexto da educação. “Sou professor do Câmpus de Imperatriz e desenvolvo uma pesquisa sobre os 40 anos da UFMA em Imperatriz, então é importante ressaltar essa memória para que ela não fique no esquecimento. Muitos colegas que participaram da caminhada não estão mais entre nós, por isso a gente precisa cuidar disso. Sem dúvida, esse é um grande objetivo desse encontro. Desejo a todos um bom evento e que no próximo ano seja maior ainda, e, se possível, de forma presencial”, enfatizou.

A presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação, Rosa Fátima de Sousa Chaloba, enfatizou a importância da temática deste décimo terceiro encontro, centrado na cultura material escolar e na gramática da escola. “Há quinze anos, quando começamos a fazer os primeiros balanços sobre a produção da pesquisa acerca da cultura material escolar, eram pouquíssimos os trabalhos existentes no país. Ao longo dessa última década e meia, consolidaram-se projetos de pesquisa, foram produzidas inúmeras dissertações e teses, e o tema ganhou projeção muito significativa na história da educação. Vários colegas que participarão das mesas do evento este ano tiveram papel fundamental na solidificação dessa pesquisa e se tornaram referências importantes”, declarou.

O diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), João Batista Júnior, representando o presidente da Fapema, André Santos, deu boas-vindas aos participantes do encontro. “Apesar da pandemia, o evento reacende uma chama de esperança para oferecer aos estudantes, aos pesquisadores e aos professores uma oportunidade de socialização dos resultados, estudos e das investigações. A cada ano o número de produções científicas é maior, sempre visando à produção de livros e materiais que vão engrandecer a área da história da educação e dar cada vez mais destaque ao que é realizado pelos investigadores da UFMA”, afirmou.

O coordenador do encontro, César Augusto Castro, agradeceu o empenho de toda a equipe organizadora do evento e defendeu que ainda vale a pena ser professor no Brasil. “À medida que, no tempo presente aprendemos a nos reconectar, a nos comunicar com o outro e com o mundo, reaprendemos a dominar, de maneira abrupta, as tecnologias de informação e comunicação, reaprendemos a estudar, a pesquisar e a mediar conhecimentos. Espero que a gente possa reaprender, cada vez mais, a sermos mais humanos”, declarou.

A conferência de abertura, “Humanidade digital e cultura material (escolar)”, foi ministrada pela professora Diana Gonçalves Vidal, da Universidade de São Paulo (USP). Acompanhe na íntegra a transmissão da solenidade e da conferência de abertura do XIII Encontro Maranhense de História da Educação.

Saiba mais

As mesas-redondas e o encerramento do encontro também ocorrerão de maneira virtual, por meio do canal no YouTube do Nedhel. As comunicações orais serão realizadas nas salas do Google Meet, por meio de links disponibilizados na lista de comunicações orais. Os participantes receberão os certificados por e-mail., e a publicação do anais do evento também será disponibilizada por meio eletrônico, no site do Nedhel. Todos os trabalhos completos serão revisados pela Comissão de Normalização, antes de sua publicação.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Laís Gomes